11/05/2023 às 05h08min - Atualizada em 11/05/2023 às 05h08min

Defesa de Daniel Silveira afirma que STF ‘enterrou’ a Constituição

Advogado Paulo Faria ainda disse que 'aguarda o convite para a missa de sétimo dia'

A conclusão do julgamento do caso na Corte ocorreu hoje | Foto: Foto: Plínio Xavier/Câmara dos Deputados

Advogado Paulo Faria ainda disse que 'aguarda o convite para a missa de sétimo dia'

Depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou o indulto concedido pelo então presidente Jair Bolsonaro ao ex-deputado federal Daniel Silveira, a defesa do político afirmou que a “Constituição foi enterrada”.

“Na tarde desta quarta-feira, 10 de maio de 2023, às 16 horas e 2 minutos, enterraram definitivamente a Constituição da República Federativa do Brasil”, declarou o advogado Paulo Faria. “Aguarda-se, tão somente, o convite para a missa do sétimo dia.”

A conclusão do julgamento do caso na Corte ocorreu hoje. No STF, o placar foi de oito contra dois pela derrubada do induto presidencial. A maioria dos ministros entendeu que a graça concedida por Bolsonaro foi inconstitucional.

Entre outros pontos, os magistrados afirmaram que houve desvio de finalidade na decisão do então presidente da República, pois serviu para beneficiar exclusivamente Silveira.

A ministra Rosa Weber, presidente do STF e relatora do caso, abriu a contagem contra a manutenção do indulto. Acompanharam o voto da relatora os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barros e Luiz Fux.

O STF já havia formado maioria para derrubar o indulto concedido a Daniel Silveira na semana passada, mas nem todos os ministros haviam votado até então.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »