13/05/2023 às 10h34min - Atualizada em 13/05/2023 às 10h34min

Associação de Produção Artesanal de Santa Maria -APAS qualifica pessoas para o mercado de trabalho.

A Cada realização, aumenta os desafios da APAS de levar luz às pessoas em caminhos tão sombrios.

A APAS surgiu como um sacerdócio na vida da pedagoga Miracy Marques, que logo de início a frente da instituição se deu em prol das pessoas menos favorecidas, com a missão de formá-las e capacitá-las para o mercado de trabalho, que em muitas das vezes fecham suas portas a determinado candidato por este não ter nenhum tipo de capacitação profissional.

E para quebrar esse conceito, a pedagoga surgiu com uma garra inigualável em favor do próximo. Este que vos escreve costuma dizer que; “a vida  dessa gestora é descrita em duas etapas;  A Miraci de ontem, que tinha a meta de concluir o curso da turma cumprindo uma carga horária; e a Miraci de hoje que vai mais além, ou seja; com uma vontade muito maior, oferecendo mais e mais de maneira incontrolável.

A Parceria entre a dupla Miraci e Alex Leonardo, é comparada a um casamento regado por muito respeito, trabalho em conjunto, comum acordo e, divergência nem pensar. Aliás, essa cumplicidade chega ao ponto de se comunicarem pelo olhar.

Preocupados em lidar com o bem-estar daqueles que vem em busca de uma vida promissora, em cada curso realizado na APAS, a dupla busca se aperfeiçoar cada vez mais.
A gestora encerrou sua participação no evento, desejando a todas as mães um feliz dia repleto de comemoração e felicidade.
 


Já o Pedagogo Alex Leonardo, Coordenador de cursos e projetos do APAS, ressaltou sua satisfação pela realização da formação de mais uma turma de 28 alunos, para a função de agente de portaria.  “Foram sete encontros e mais o conteúdo feito em casa, resultando em 40 horas/aula.  O que dá prazer é saber que o professor é uma pessoa preparada para lhe dar com o diferente. Então é gratificante e mágico, quando você pega uma clientela que chega de pensando de determinada maneira, porém, no final do curso estão uma visão completamente diferente. Então, da parte da APAS, missão cumprida em ter preparado esses 28 alunos da turma, tendo a plena certeza de todos estão prontos para o mercado de trabalho, para a vida e para ressignificar a sua existência”, concluiu.

Segundo o Pedagogo, o PAS tem grande preocupação com os jovens. Pois, é sabido que estes esperam uma oportunidade. Para tanto, os adverte para estarem sempre procurando a APAS, para se informar se há cursos em aberto para esse faixa de idade, ou, quando haverá previsão dede curso de capacitação e qualificação aos jovens.
 
Atualmente jovens com idades entre 14 e 22 anos Jovens lutam por emprego e, na maioria das vezes, sem nenhuma experiência e capacitação profissional, encontram um mercado difícil e competitivo
 
Participando da entrega de certificado para os alunos qualificados pelo curso, o deputado distrital, Joaquim Roriz Neto, parceiro do projeto, destacou o seu sentimento por dar continuidade ao trabalho do avô, o ex-governador Joaquim Roriz em Santa Maria.

“É muito gratificante saber que meu avô mudou a vida de muitas pessoas transformando a vida a realidade das comunidades. Hoje, eu tenho a honra de dar continuidade ao social, trabalho este, que dá dignidade às pessoas”.  Ao mesmo tempo é um privilégio, mas, requer muita responsabilidade”.

Seguindo estilo do avô que em praticamente todos os seus discursos, proferia as palavras de Tancredo Neves, “Enquanto houver um só brasileiro sem ter o que comer e sem ter onde morar, toda prosperidade é falsa”, Roriz Neto enfatiza que é necessário em todos os dias, fazer de tudo para ajudar o próximo: “ Infelizmente, o Distrito Federal é uma cidade em que existe muita desigualdade. Eu entrei na política com o objetivo de ajudar o próximo, para reduzir a desigualdade social e, acima de tudo, para honrar o legado do meu avô. Pois, ele não se conformava em deitar a noite para dormir e saber que tinha gente que não tinha o que comer e não ter um teto para abrigar a família”. E esta, sem dúvida, é a minha missão, disse.

O Distrito Joaquim Roriz Neto, usando do espaço concedido, alertou os moradores de Santa Maria de que eles não estão sozinhos. “Eu compro as brigas e dores dessa cidade. Vocês podem ter toda a certeza que, de minha parte, o que puder ser feito para trazer empreendimento, estrutura e dignidade para Santa Maria, isto será feito”. E me cabe ainda destacar o trabalho ímpar desenvolvido pela Miraci e pelo Alex na capacitação das pessoas para o mercado de trabalho. Estão de parabéns”, finalizou Roriz neto.

Aluna recebendo seu certificado de conclusão do curso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »