07/06/2023 às 13h22min - Atualizada em 07/06/2023 às 13h22min

Balsa com draga de garimpeiros explode, mata 1 e deixa 4 desaparecidos em Maraã (CENAS FORTES)

Irmão do músico Betinho dos Teclados, morador de Santa Maria/DF é a primeira vítima do acidente ocorrido com a draga. Luiz Barbosa de Souza

Irmão do músico Betinho dos Teclados, morador de Santa Maria/DF é a primeira vítima do acidente ocorrido com a draga. Luiz Barbosa de Souza - 55 anos, teve a morte confirmada por parentes de Brasília que estão chocados com o fato. Acidente aconteceu por volta das 9h30 desta terça-feira, 6. Testemunhas relatam que pode haver desaparecidos
 
Uma balsa com draga de garimpeiros explodiu agora há pouco na orla da cidade de Maraã (AM), a 615 quilômetros da Capital.
Ainda não há informações oficiais divulgadas. Mas moradores da cidade, ouvidos por uma equipe de reportagem, relatam que a explosão deixou aos menos um morto e que há desaparecidos.
 
Segundo eles, a explosão pôde ser ouvida em toda cidade, num raio de dois quilômetros.

Os moradores dizem ainda que a balsa que explodiu havia sido incendiada no dia 30 de maio, numa operação envolvendo Polícia Federal, Exército e Ibama, na região. Mas, na ocasião, a embarcação estava num lago distante da sede.

Apesar disso, os garimpeiros levaram a draga para a orla da cidade.

Nas proximidades desse local, há grande circulação de pessoas, porque existem casas de show, bares e um posto de saúde.

Segundo o irmão da primeira vítima fatal do acidente, os garimpeiro relatam que "homens do exército brasileiro incendiaram algumas dragas, porém numa dessas os militares colocaram um explosivo dentro e não comunicaram os garimpeiros.
 
O explosivo foi detonado no dia de hoje, causando a tragédia".
 
De acordo com Betinho, quatro ocupantes da draga afundaram com parte do equipamento, enquanto seu irmão, Luiz Barbosa foi atingido, tendo seu corpo estilhaçado e recolhido aos pedados por populares que o colocou em uma rede.
 
Dos cinco ocupantes do equipamento, apenas o corpo de Luiz foi encontrado. Os outros são três moradores da região e um garimpeiro do Distrito Federal que estava "tentando a vida" no garimpo.
 
A segunda vítima conhecida por Antônio Erivaldo Marcos de Morais - 38 anos, está desaparecida, porém segundo a família, dificilmente tenha escapado da tragédia. Era morador de Santa Maria/DF e tinha 38 anos. Ele era casado e deixa mulher e duas filhas menores.
 


Edinaldo seria uma das vítimas e dificilmente teria sobrevivido ao acidente
 
Em um dos vídeos, enviado para a equipe de reportagem pelo irmão da vítima, é possível ver a retirada do corpo da primeira vitima involucra em uma rede e uma parte de um corpo que seria de Luiz Barbosa. Já em outros nota-se o estrago feito pelos estilhaços do explosivo.
 
A família aguarda noticias do acontecido.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »