10/06/2023 às 17h52min - Atualizada em 10/06/2023 às 17h52min

Associação Comercial e Industrial de Santa Maria e SEBRAE-DF firmam parceria.

Pelo acordo, o Sebrae vai promover os cursos de “Treinamento de para Fortalecimento do Setor Produtivo”, Treinamento de Pessoal” e “Reciclagem”,.

Correio de Santa Maria

Na quarta-feira (07) o presidente da Associação Comercial e Industrial - ACISM, Natália Cotrim firmou parceria como Sebrae-DF, buscando mecanismo com objetivo de  alavancar ainda mais o segmento empresarial e industrial de Santa Maria.

No encontro, foi definido que, o Sebrae-DF dará todo o apoio ao empresariado local com cursos de “Treinamento de para Fortalecimento do Setor Produtivo”, Treinamento de Pessoal” e “Reciclagem”, a partir do próximo mês de julho.
 
Treinamento de pessoal
De acordo com a presidente da ACISM, tanto o empreendedor quanto seu corpo de funcionários necessitam rotineiramente aperfeiçoar as funções exercidas, fazendo manutenção dos conhecimentos atuais, tanto o teórico quanto o técnico. “O empreendedor local – e esta é uma tecla que a gente vem batendo nela já há algum tempo – precisa, confiar, impulsionar e acreditar nas ações que a ACISM pleitear junto aos gestores públicos para que o empresário local venha a ocupar definitivamente o seu espaço nesse processo, e com incentivos para que possam gerar emprego e renda de forma satisfatória, diz a presidente”

O treinamento de pessoal, também chamado de Reciclagem Profissional, é fator predominante em qualquer ramo de negócio, uma vez que a  competitividade do mercado de trabalho exige que os profissionais busquem qualificação e preparação para obter sucesso em suas atividades, ou seja, o processo consiste em buscar aprimorar os conhecimentos por meio de capacitação e qualificação. Desse modo, os profissionais se tornam mais completos e atualizados de acordo com as novas demandas do mercado de trabalho.

As inovações, tanto tecnológicas quanto nos processos, estão cada vez mais rápidas, o que pode deixar a pessoa desatualizada, sem acompanhar as evoluções da sua área de atuação. Portanto, precisa se reciclar constantemente para não ficar de fora desse processo de transformação, demonstrando que está pronta para os novos desafios que sua profissão apresenta.
 
“Quanto ao Fortalecimento do Setor Produtivo”
De forma geral, muito se tem falado e pouco se tem feito quando o assunto é política de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas.

Por mais que tentem aprimorar cada vez mais a política pública de apoio às micro e pequenas empresas, nós, que enfrentamos o barco no dia a dia e somos os principais geradoras de riqueza do Comércio local quanto no país, temos por definição um problema de escala, o qual é; Nossas empresas tem poucos funcionários, depende da figura central do empreendedor que, em geral, exerce múltiplas funções que vão desde a limpeza do chão do estabelecimento, as atividades administrativas de gestão e atendimento aos controles burocráticos impostos pelos órgãos públicos.
 
Outra forma de reciclagem de muita importância a ser destacada, é a dos resíduos.
Todo e qualquer empreendedor de bom senso, sabe da prática de reinserir materiais, que normalmente seriam descartados, no ciclo de consumo e até mesmo em um processo industrial para a confecção de um novo produto.

Essa prática de reaproveitamento cresce a cada dia ganhando destaque tanto no comércio quanto nas indústrias por gerar um negócio lucrativo e sustentável. Nos comércios podem ser reciclados o -Papel, papelão, embalagens, plásticos...etc.

Já nas indústrias- Cinzas, lodos, óleos, plásticos, papéis, borrachas; Sempre tomando o devido em dar um destino especial aos resíduos que são considerados perigosos devido a inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, etc.

Notadamente, sabemos que os benefícios do reaproveitamento de resíduos são bastante claros, e existem vários métodos para alcançar essas vantagens.

Vamos colocar tudo isso em prática?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »