31/07/2023 às 06h42min - Atualizada em 31/07/2023 às 06h42min

Lula resiste a atender a dois pedidos de Moraes

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva resiste a atender a dois pedidos feitos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal

Ocorre que Lula vê com cautela a indicação de Gonet, apoiado também por Gilmar Mendes? Foto>

Lula tem resistido a atender a dois pedidos de Alexandre de Moraes. São indicações feitas pelo ministro do STF para a Procuradoria-Geral da República e para o próprio Supremo.

Moraes gostaria de ver Paulo Gonet, com quem estreitou laços no Tribunal Superior Eleitoral, chefiando a PGR. E, para a segunda indicação de Lula ao STF, Alexandre recomendou Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça.

Ocorre que Lula vê com cautela a indicação de Gonet, apoiado também por Gilmar Mendes. A avaliação é que Moraes e Gilmar poderiam ficar muito empoderados e, dessa forma, reduzir a influência do próprio presidente da República junto ao Judiciário.

Em relação ao STF, Lula gostaria de, mais uma vez, indicar um aliado de todas as horas, assim como fez com Cristiano Zanin. Petistas próximos ao presidente dizem que, por esse critério, Salomão estaria atrás de Bruno Dantas, atual chefe do Tribunal de Contas da União e preferido do decano Gilmar Mendes para o Supremo.

Moraes, contudo, segue influente e ouvido antes de decisões importantes do governo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »