13/08/2023 às 12h16min - Atualizada em 13/08/2023 às 12h16min

Saudades que doem no peito.

Que falta me faz aquele que em vida se chamou Vital Cézar Furtado

Sr. Vital Cezar Furtado (in memorian).
Após a morte de minha querida mãe, Raimunda Furtado, que para mim foi s síntese de toda a perfeição como mãe, nossa família, um composto de sete (7) irmãos tomou rumo diferente na vida, mesmo tendo ainda a figura de pai para cuidar, amparar e por ele ser aconselhado.
Cada um fugiu a decência da responsabilidade de afagar ou até mesmo cuidar aquele que foi o responsável por nos trazer à vida.
Sentindo-se abandonado pelos filhos que buscaram seus próprios caminhos olhando cada qual para o seus “maiores” interesses, seu Vital optou por refugiar-se no Estado do Pará, em terras que outrora também nos pertenceram, mas, que com o passar dos tempos se tornaram posse da Furtados, Silveira Furtado e Borgonha Furtado, descendentes de nossos avós paternos, Cesar de Borgonha Furtado e Carlota Gomez Furtado (entenda-se Hurtado)
Como a vida é uma caixa de segredo que nos prega uma peça atrás da outra, no dia 10 de janeiro do Ano de 1992, recebi a inesperada notícia do falecimento do meu pai, lã nessas terras no Pará, rumo a sua inadiável pescaria, a qual ele tinha como paixão. Enfim; uma morte cheia de mistérios e até não muito bem explicada.
Com o passar dos anos, em minha trajetória como pai que aplicou aos filhos a mesma educação que recebi, ciente de que fui bem cuidado confesso: ‘Sinto saudades de meu pai”.
Nesta data em que famílias se reúnem para comemorar a data alusiva ao dia dos pais, como eu gostaria de estar com meu velho em vida, ao meu lado, para relembrarmos juntos os conselhos que ele nos dava e ainda, ouvir o oposto daquilo que pensa estar no caminho certo.
Gostaria de ouvi-lo relatando aos netos o caminho reto que ele me ensinou a percorrer, escrevendo-os por linhas tortas. E mais do que isso ouvi-lo dizer: Continue percorrendo nos meus ensinamentos; “você vai dar conta do recado”.
Mas, infelizmente esse dia é como um vazio e sem ter o que comemorar. Pois, imagine você acordar num mundo em que seu pai não está mais presente?
Mas, seus ensinamentos ficaram marcados em minha mente e escritos em meu coração. Seu exemplo de pai protetor e família, que mesmo em meios a erros e acertos viveu ao lado de minha também (saudosa) mãe uma grande história de amor.
Sua maneira ímpar e única de vida lhe permitia fazer do mais simples o mais sofisticado. Incrível!  
 

 
Minha mãe e meu pai.
 
Hoje, principalmente nas datas que me lembram as reuniões familiares nas quais comemorávamos o dia das mães e o dia dos pais, fico no meu continho (meu escritório), passando as vistas nas poucas fotos que ainda me restam e que lembram meu pai e minha mãe.

Com meu pai e um cunhado (Foto antiga  com pouca qualidade)
 
Sinto que para alguns meu pai e minha mãe já viraram esquecimento. Quem sabe, até pouco tempo nada mais eram do que uma estampa pendurada na parede ou em algum canto de uma estante. Mas, enquanto para alguns passaram, eu, na qualidade de único home no meio de 6 irmãs, olha para uma foto que tenho com meu pai e um cunhado, e sinto como se ele estivesse ali frente a frente me dizendo como dizia no passado: “Seja aberto, honesto, verdadeiro e ame a sua família até o dia de sua partida para a outra vida e, tenha a coragem de ser quem é”.
Pois é meu saudoso pai. Tenho vivido dentro desse legado que o senhor me deixou. Mas, também tenho a dignidade em dize que; sem a sua presença, está sendo difícil.
 

 
Hoje, com minha esposa, amor da minha vida e meu porto seguro (41 anos de casado)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »