O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), viajará para o Rio Grande do Sul (RS) no próximo domingo (10/9). O anúncio foi feito durante entrevista na manhã desta sexta-feira (8/9), após reunião com ministros no Palácio do Planalto. Até o momento, as fortes chuvas já deixaram 41 mortos.
"Tudo isso é resultado das mudanças climáticas. Lula está na Índia e um dos temas [da conversa do G20] é o aquecimento global e as mudanças climáticas", ressaltou Alckmin. Até o momento, o roteiro da viagem ao RS passará por Lajeado, Roca Sales e Arroio do Meio.
De acordo com o presidente em exercício, todos ministérios trabalharão para ofertar a estrutura necessária aos gaúchos. Cerca de 20 mil cestas básicas serão enviadas e kits de medicamentos para 15 mil pessoas também. Outra medida adotada foi o envio de R$ 800 a cada vítima das chuvas para os municípios gaúchos.
Vítimas das chuvas no RS
Mais de 7 mil pessoas estão desalojadas, 3 mil desabrigadas e 46 desaparecidas.
Os 85 municípios do RS atingidos deixaram mais de 135 mil afetados pela chuva e 41 mortos. Muçum é a cidade com maior número de vítimas, seguida de Roca Sales.
O mesmo município lidera os desaparecidos, e, na sequência, está Lajeado e Arroio do Meio.