O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, considera que o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para lançar a iniciativa global sobre o tema trabalho abrirá novas perspectivas.
"É uma mostra de que o desenvolvimento passa por esse tema, tão renegado e atacado ultimamente", disse o ministro neste domingo (17/9). "Não me lembro, no passado de algum momento em que o governo americano desejou falar sobre o tema trabalho. Esse encontro é importante até pelo ineditismo", comentou. O encontro bilateral está marcado para a quarta-feira (20).
O ministro comentou ainda a greve do setor automotivo que ocorre em solo norte-americano, por maiores salários. Biden declarou apoio aos trabalhadores. Marinho disse não se lembrar de o United Auto Workers (UAW), o sindicato do setor automotivo nos Estados Unidos, ter feito greve simultaneamente em três grandes montadoras. "Geralmente, fazia em uma e expandia o acordo. Nesse momento, há também um reposicionamento do UAW na maneira de trabalhar".
Luiz Marinho acompanha Lula, que tem compromissos em Nova York antes de participar da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje, Lula teve uma reunião com empresários, que durou cerca de três horas, e participa de jantar oferecido pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes.
Confira a lista dos presentes nos encontros de Lula deste domingo:
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Ministro da Trabalho e Emprego, Luiz Marinho
Embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti
Ilan Goldfajn, Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento
Enviado Especial do Reino da Arábia Saudita
Instituto
CNAS
Milken Institute
Consultoria financeira
Allen & Company
Think tank
Columbia Center for Global Energy Policy
America Society
Council of Americas
Atlantic Council
Óleo e gás
Chevron
Fundos de investimento e gestoras de capitais
Apollo
Growth Capital, General Atlantic
Valor Capital
Brookfield
Blackrock
Mubadala Brazil
GIP
Neuberger
Qell
Claure Group
Citibank