Auxiliares de Lula levaram ao presidente o nome do subprocurador Luiz Augusto dos Santos Lima como opção para ser indicado ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Segundo ministros do governo, Luiz Augusto foi descrito a Lula como um subprocurador com perfil “tão garantista” quanto o do atual chefe da PGR, Augusto Aras.
Luiz Augusto integra a atual equipe de Aras na PGR. Ele é um dos subprocuradores designados para atuar no STF e chegou a substituir Lindôra Araújo recentemente na função de vice-procurador-geral da República.
A expectativa é de que Lula recebera Luiz Augusto nos próximos dias, assim como o subprocurador Aurélio Rios, que tem atuação na área de direitos humanos e é crítico ferrenho da Lava Jato.
Lula pediu novas sugestões
Como a coluna noticiou na terça-feira (19/9), Lula pediu a auxiliares que sugerissem novos nomes para a PGR, além dos subprocuradores Paulo Gonet e Antônio Carlos Bigonha.
Considerados os dois favoritos até então, Gonet e Bigonha se reuniram com o presidente na semana passada, no Palácio do Planalto, como a coluna revelou em primeira mão.
Lula, no entanto, indicou a auxiliares não ter ficado completamente satisfeito com as conversas e decidiu receber novos candidatos à PGR após voltar da viagem a Nova York.
Além de Luiz Augusto e Aurélio Rios, auxiliares também levaram ao presidente o nome do subprocurador Carlos Frederico Santos, que atua no julgamento dos réus das invasões golpista do 8 de Janeiro.
O mandato de Aras acaba em 26 de setembro, próxima quarta-feira. Enquanto Lula não indicar o substituto e o Senado aprovar a indicação, a subprocuradora Elizeta Ramos assumirá a chefia da PGR interinamente.