02/10/2023 às 06h33min - Atualizada em 02/10/2023 às 06h33min

Alvo de crítica, Dino enaltece ações do governo e rebate "especialistas"

Ministro da Justiça diz que é "injusto" e fala em "tese estranha" criticar policiais pelo avanço das organizações criminosas

Ministro Flávio Dino rebateu críticas sobre sua gestão - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Com a política de segurança pública do governo federal sob questionamento, por conta de crises nessa áreacomo a que ocorre na Bahia, o ministro da Justiça, Flávio Dino, reagiu a esses ataques e rebateu argumentos de "tais especialistas". Ele listou uma série de medidas que sua pasta está tomando para diminuir a criminalidade no país, como redução de armas em circulação e punição de maus policiais.

Dino usou suas redes sociais na tarde deste domingo (1/10), com uma extensa publicação na defesa da atuação do governo Lula. O ministro afimou que debate sobre segurança pública exige responsabilidade e classificou como injustos ataques políticos e extremistas. E afirmou ter maior atenção com sugestões "dos que se declaram especialistas" na área, que utiliza desses profissionais no ministério mas fez suas ponderações.
 
Para o ministro, a ideia de "federalizar" a segurança pública é absurda.
"Claro que não concordamos com teses que nos parecem absurdas, a exemplo da que busca federalizar toda a segurança pública em um país do tamanho do Brasil. Ademais, seria inconstitucional. Segundo tais especialistas, o governo federal pode ultrapassar suas competências constitucionais e impor políticas aos governadores, embora ninguém diga como isso funcionaria", afirmou Dino, que defende um "diálogo federativo".O ministro afirmou que já visitou 21 estados, que fecharam parcerias com o governo, e distribuiu equipamentos e liberou recursos.

Segundo ele, outra "tese estranha" é a de culpar as polícias pelos avanços das organizações criminosas as últimas décadas. Hoje, é o que ocorre na Bahia, estado governado pelo PT há dezesseis anos.

"Éinjusto e não é construtivo. Como fazer segurança pública sem as polícias? Ou contra as polícias? No atual momento, com o rumo certo que temos adotado, o desafio demanda pés no chão, serenidade e tempo".

Nas medidas bem-sucedidas que listou de sua gestão, Dino inseriu o combate aos crime ligados ao Estado Democrático de Direito, como os ataques do 8 de janeiro, o desmonte de garimpos ilegais e a redução do armamentismo desenfreado, ações ilegais ligados ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro citou ainda o fim do mau uso da Polícia Federal para "espetáculos ou perseguições", punição aos maus policiais e orecorde de operações integradas com estados, ações integradas no combate ao crime organizado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »