14/10/2023 às 05h39min - Atualizada em 14/10/2023 às 05h39min

Manaus é encoberta por fumaça de queimadas pelo terceiro dia seguido

A cidade de Manaus enfrenta altos níveis de poluição do ar devido à fumaça de incêndios na Amazônia, gerados principalmente pelo desmatamento intencional, de acordo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

​Imagem mostra Manaus, capital do Amazonas, tomada por fumaça pelo terceiro dia seguido - (crédito: Reprodução/Redes Sociais )

A cidade de Manaus (AM) encontra-se envolta em uma nuvem cinzenta proveniente de incêndios florestais que afetam a região há três dias consecutivos. A situação tem gerado problemas de qualidade do ar na capital amazonense.

Os incêndios e a fumaça foram destacados em uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (13/10), pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ela ressaltou que a principal razão para os incêndios é o desmatamento proposital realizado por criminosos que ateiam fogo à floresta.

O resultado é uma qualidade do ar que permanece prejudicial em várias áreas da capital. Uma situação crítica que prejudica a saúde da população e afeta a vida cotidiana na cidade.

A fumaça das queimadas tem sido um problema para Manaus desde agosto deste ano, mas a situação se intensificou em setembro e continuou afetando a cidade nos primeiros dias de outubro. Nos últimos três dias, a fumaça se instalou na capital, levando as autoridades a buscarem respostas para responsabilizar os infratores.

O superintendente do Ibama em Amazonas, Joel Araújo, destacou que essa "onda de fumaça" que encobre Manaus provém dos municípios do Careiro e Autazes e é causada por agropecuaristas. Com cidades da Região Metropolitana de Manaus também afetadas pela fumaça, a situação se tornou um desafio para as autoridades locais.

Para dimensionar a gravidade da situação, foi relatado que mais de 504 focos de incêndio foram registrados no estado nos últimos dois dias. Os próprios moradores se envolveram em esforços para combater as chamas.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, publicou nas redes sociais que acionou a Polícia Federal para investigar os focos de incêndio.

“Polícia Federal e instituições parceiras realizando operação de investigação sobre responsáveis por queimadas ilegais na região metropolitana de Manaus e demais municípios do Amazonas. E estamos fortalecendo a presença da Força Nacional em apoio ao Estado, com anuência do governo estadual”, publicou o ministro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »