24/10/2023 às 06h28min - Atualizada em 24/10/2023 às 06h28min

Dezenas de ônibus são incendiados no RJ após polícia matar miliciano

Matheus da Silva Rezende, conhecido pelos apelidos "Teteu" e "Faustão", era sobrinho de um chefe de milícia e foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Civil, na manhã desta segunda-feira (23/10)

​Imagens de um ônibus incendiado no Rio de Janeiro - (crédito: Reprodução/Twitter/X/@primacial (23/10/2023))

A tarde desta segunda-feira (23/10) foi de medo para moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Pelo menos 27 ônibus foram alvos de incêndios criminosos. Outros veículos também foram incendiados na região, com o fechamento de diversas vias da cidade. Segundo informações do Centro de Operações Rio (COR-Rio), a morte de um chefe da milícia, na manhã desta segunda, provocou a onda de violência na cidade.

O miliciano Matheus da Silva Rezende, conhecido pelos apelidos "Teteu" e "Faustão", era sobrinho do chefe da milícia da região. Rezende foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Civil do estado. O homem era apontado como o número dois na hierarquia da milícia comandada pelo tio.

Incêndios em diversos pontos da cidade
O COR-Rio informou que o primeiro ônibus incendiado estava na Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz. Outro ônibus do sistema BRT foi destruído próximo à Estação Santa Eugênia, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os incêndios são em ônibus BRTs, municipais e também fretados.

A COR-Rio, por meio das redes sociais, afirma que o município entrou em estágio de mobilização, devido aos ataques. Pelo X (antigo Twitter), o órgão atualiza quais endereços estão interditados. Até o momento, as principais são:
•             Avenida Dom João VI, na altura do BRT Magarça, em Guaratiba. (Via interditada em ambos os sentidos);
•             Avenida Cesário de Melo, na altura do BRT Santa Eugênia, em Paciência (Via interditada);
•             Rua Guarujá, na altura do Viaduto de Cosmos
•             Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz;
•             Estrada do Campinho, na altura da Rua Perico, em Inhoaíba
•             Caminhão pega fogo na estrada de Agulhas Negras, na altura da rua jornalista Gastão de Carvalho
A MobiRio, empresa pública que opera o sistema BRT, no corredor Transoeste, por meio das redes sociais, informa que estão circulando apenas as linhas 13 (Alvorada x Mato Alto - Expresso); 25 (Alvorada x Mato Alto - Parador) e 22 (Jd. Oceânico x Alvorada - Parador).

Em nota, a empresa afirma que os moradores que precisam ir para Santa Cruz e Campo Grande utilizem as linhas dos corredores Transolímpica e Transcarioca. As duas fazem parte da integração da Supervia pelo Terminal Deodoro e Terminal Paulo Portela, em Madureira.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) falou sobre o assunto nas redes sociais. Para ele quem paga pelos crimes é o povo trabalhador. “Tivemos que interromper serviços de transporte na Zona Oeste para que não queimem mais ônibus. Ou seja, únicos prejudicados: moradores das áreas que eles dizem proteger! Essa gente precisa de uma resposta muito firme das forças policiais! Como prefeito, apelo ao Governo do Estado e ao Ministério da Justiça para que atuem para impedir que fatos assim se repitam.”

Confronto que matou o sobrinho
Segundo o portal g1, Matheus da Silva Rezende morreu em uma troca de tiros com a Polícia Civil, na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz. O confronto envolveu policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE).

O governador do estado, Cláudio Castro (PL), nas redes sociais, parabenizou os policiais envolvidos na ação. “Não vamos parar! Nossas ações para asfixiar o crime organizado têm trazido resultados diários".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »