25/10/2023 às 06h36min - Atualizada em 25/10/2023 às 06h36min

Seminário debaterá a resposta do Brasil diante a uma nova pandemia

'Desigualdades, Vacinas e Pandemias', que ocorre em Manaus, vai debater o sistema vacinal brasileiro, produção de vacinas e a preparação para novas pandemias

​Seminário 'Desigualdades, Vacinas e Pandemias' ocorrerá em Manaus. - (crédito: Reprodução/X/Oxfam Brasil)

Representantes do Ministério da Saúde, de universidades, de movimentos sociais, de comunidades tradicionais e indígenas irão debater, nesta quarta-feira (25/10), sobre o sistema vacinal brasileiro, a situação do Brasil em relação à produção de vacinas e a preparação do país para novas pandemias. O seminário Desigualdades, Vacinas e Pandemias ocorrerá em Manaus, sendo promovido pela Fiocruz Amazônia e Oxfam Brasil.

A programação será aberta às 9 horas da manhã com 15 minutos de boas-vindas, seguido pelo painel “50 Anos do Programa Nacional de Imunizações: Desafios do Acesso à Vacina no Brasil”, apresentado pela coordenadora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Ana Maria de Brito, e contará com representantes do Ministério da Saúde e Fiocruz Amazônia.

O coordenador de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil, Jefferson Nascimento, discutirá durante o seminário a importância da ampliação do investimento em vacinas não apenas para contornar a crise atual, mas também para o futuro. “O sistema de saúde precisa se preparar para eventos futuros que vão pressionar a demanda por cuidado, tal como o envelhecimento da população e as mudanças climáticas”, afirma.

De acordo com nota técnica apresentada pela Oxfam, o Brasil vive o risco de novos surtos de covid-19, principalmente devido à diminuição na busca por doses de reforço contra a doença. O SUS também enfrenta o grande desafio de lidar com o envelhecimento populacional e os impactos das mudanças climáticas. "É importante que um país como o Brasil, com uma tradição de saúde pública, pense sobre esses aspectos, prevenido e preparado para próximas pandemias que poderão surgir", ressalta o coordenador Nascimento.

Serviço:
Data: 25 de outubro de 2023, das 9h às 18h
Local: Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/Amazônia), Salão Canoas
Cidade: Manaus / AM
Realização: Oxfam Brasil e ILMD/Fiocruz Amazônia
Programação:
- 9h00 – 9h15: Boas-vindas – Com Stefanie Lopes, da Fiocruz Amazônia, e Jefferson Nascimento, da Oxfam Brasil.
- 9h15 – 10h30: 50 Anos do Programa Nacional de Imunizações: Desafios do Acesso à Vacina no Brasil – Com Andréa Brandão Beber (Fiocruz Amazônia), Ethel Maciel (Ministério da Saúde), Tatyana Costa Amorim Ramos (Fundação de Vigilância em Saúde (AM)), coordenado por Ana Maria de Brito (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).
- 10h30 – 10h45: Pausa para café.
- 10h45 – 12h00: Desigualdades, Vacinas e Pandemia de Covid-19 – Deisy Ventura (remotamente – Faculdade de Saúde Pública, USP), Jesem Orellana (Fiocruz Amazônia), Tereza de Jesus da Silva (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – Conaq), coordenado por Veriano Terto (ABIA/GTPI).
- 12h00 – 13h15: Desigualdades e Acesso a Vacinas: Produção Nacional e Orçamento Público – Marcivana Paiva (Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus – Copime), Cristiane Pereira (Cepedisa/FSP-USP), Pedro Romero (Made-USP), coordenado por Aldinéia Machado (Confederação Nacional das Associações de Moradores – Conam).
- 13h15 – 14h45: Pausa para almoço.
- 14h45 – 16h00: Desigualdades, Comunicação e Acesso a Vacinas – Elaíze Farias (Amazônia Real – Manaus), Thiago Borges (Periferia em Movimento – São Paulo), Letícia Pasuch (Nonada – Porto Alegre) coordenado por Ronaldo Matos (Desenrola e Não Enrola).
- 16h00 – 17h15: Propriedade Intelectual versus Saúde Pública: O Papel do Licenciamento Compulsório nas próximas Pandemias – Jorge Bermudez (ENSP/Fiocruz), Marina Andueza Paullelli (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec), Rafael Silva (Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais – UAEM), coordenado por Susana van der Ploeg (ABIA/GTPI).
- 17h15 – 17h30: Pausa para café.
- 17h30 – 18h00: Encerramento: Desigualdades, Vacinas e Pandemias – Eloísa Machado (FGV Direito SP).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »