02/07/2017 às 10h37min - Atualizada em 02/07/2017 às 10h37min
Será lançada nesta segunda-feira (03), as 8 e meia da manhã, a 18ª edição do programa Cidades Limpas em Santa Maria
Agência Brasilia
As equipes ficarão na região até 14 de julho, e, além dos serviços tradicionais, os trabalhadores farão aceiros para proteger a área de mata nativa destinada à implantação do parque ecológico local.
Muito usados na prevenção de incêndios e queimadas em áreas abertas, os aceiros consistem na supressão de trechos da vegetação para criar uma barreira natural contra o fogo. Como a mata nativa não possui cercas e está próxima do núcleo urbano, a Administração Regional pediu essa proteção.
Nos primeiros dias da operação, os integrantes da força-tarefa percorrerão a área e escolherão os trechos específicos para abertura dos aceiros. A operação de Santa Maria é a 18ª do
Cidades Limpas e contará com 331 trabalhadores e 70 equipamentos.
As ações planejadas envolvem também:
- Manutenção de iluminação pública
- Pintura de faixas de pedestre
- Demarcação de vagas de estacionamento
- Limpeza e reconstrução de bocas de lobo
- Poda de árvores
- Roçagem de áreas verdes
- Ações de tapa-buracos
- Retirada de entulho
- Pintura de meio-fio
- Vistorias residenciais para combate aos criadouros do Aedes aegypti.
Coordenado pela
Secretaria das Cidades, o programa atua em cima de demandas apresentadas pelas administrações regionais com base nas reclamações dos moradores.
Além da Administração Regional de Santa Maria, estão envolvidos também nessa ação a Agência de Fiscalização (Agefis), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Corpo de Bombeiros Militar e a Diretoria de Vigilância Ambiental.
A força-tarefa conta também com o apoio da Defesa Civil, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), da Polícia Militar, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram)
. O Lançamento acontece no estacionamento da Administração Regional, quadra QC 1