09/11/2023 às 06h53min - Atualizada em 09/11/2023 às 06h53min

Câmara convoca ministros para explicar "perseguição" ao agro no Enem

Os ministros Camilo Santana (Educação) e Marina Silva (Meio Ambiente) foram convocados pela Comissão de Agricultura a prestar esclarecimentos sobre um suposto "viés ideológico" do Enem contra o agronegócio

​O ministro da Educação, Camilo Santana, irá à Câmara no próximo dia 22 para debater "ideologização" do Enem com a bancada do agronegócio - (crédito: Luis Fortes/Ministério da Educação)

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (8/11), a convocação dos ministros da Educação, Camilo Santana, e do Meio Ambiente, Marina Silva, para prestar informações sobre suposta “perseguição” ao agronegócio brasileiro e “politização das provas do Enem”. O fator que motivou a reação dos ruralistas foram questões da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada no último domingo, em que constavam questões de interpretação de textos críticos ao setor.

Camilo Santana deve comparecer ao colegiado no próximo dia 22, após aprovação do pedido feito pelo deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES). “As perguntas em questão representam um perigoso desserviço à nação, dada a apresentação de uma abordagem unicamente crítica em relação à atividade agropecuária no Brasil, bem como uma escolha clara de uma corrente ideológica”, justificou o parlamentar, no pedido.

 No dia seguinte à aplicação das provas do Enem, a Frente Nacional da Agropecuária (FPA) pediu a anulação de três itens. Os ruralistas tiveram apoio da bancada bolsonarista para aprovar a convocação. Desde domingo, o Enem vem sendo acusado pela oposição de ter “viés ideológico”. À Agência Estado, o presidente do colegiado, deputado Tião Medeiros (PP-PR), disse que “o convite foi para falar sobre o quanto essa prova do Enem está avaliando os alunos ou ideologizando eles”.

No caso de Marina Silva, a convocação foi pedida pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) para que ela esclareça medidas adotadas pelo Ministério do meio Ambiente que representam “clara perseguição a agropecuária brasileira e aos produtores rurais do Brasil”. A data da audiência ainda não foi marcada.

Educação
A oposição bem que tentou aprovar a convocação de Camilo Santana na Comissão de Educação da Câmara, que ouviu, também nesta quarta-feira, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Fernando Palácios. Apesar de o requerimento para convocação ter sido apresentado, o presidente do colegiado, deputado Moses Rodrigues (União-CE), não abriu votação. Ele nformou que há acordo para que o ministro da Educação compareça à audiência pública da Comissão de Agricultura, que será conjunta com as comissões de Educação e de Fiscalização e Controle.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »