O instituto PROSUS foi criado a partir de uma reunião que Rosângela Oliveira teve com alguns servidores da área de Saúde, em busca de um mecanismo que tornasse mais ágil a vinculação e apoio junto ao GDF, que seria a atenção primária e secundária.
Isento, independente e sem vinculação com o Conselho de saúde, o Instituto está recebendo associados neste momento, haja vista ter sido lançado e fundado de direito e de fato no dia 27 de outubro, em alusão ao dia do baile da atenção primária.
Dentre os benefícios para os associados, a diretoria está buscando planos odontológicos, de saúde, convênio com faculdades, escolas técnicas, curso de treinamento tanto para servidores quando para usuários da saúde, os quais serão disponibilizados aos usuários desde o momento de sua filiação.
Para mais esclarecimentos, a partir de janeiro de 2024, será lançado todo o material de benefícios aos filiados, inclusive o aplicativo pelo qual o filiado poderá acompanhar pelo celular, tanto a sua filiação quanto os benefícios que serão oferecidos pelo Instituto e ainda, o cronograma de todas as atividades da instituição dentro do Distrito Federal e Entorno.
De acordo com Rosângela Oliveira, a festa de lançamento do Instituto foi um baile feito com muito carinho, com premiações para a atenção primária, como forma de valorizar os servidores da saúde, principalmente os da atenção primária, que são os linhas de frente com os usuários da saúde de Santa Maria e Gama. Daí o comentário de que foi um evento de primeiro mundo.
Notadamente, o espetacular salão se tornou pequeno para receber servidores, comunidade, diretoria do PROSUS, o parlamentar da saúde deputado Jorge Viana, os assessores do deputado federal Júlio Cesar, assessores da deputada distrital Dayse, também ligada a saúde.
Outro ponto positivo é que em seu recém lançamento, o Instituto PRÓSUS já está sendo procurado por entidades internacionais para ser parceiro de cursos e treinamento na área da saúde, tanto para servidores quanto para usuários.
O instituo não tem vínculo e nem objetivos políticos, assim como não tem nenhum parlamentar vinculado a entidade. Vale lembrar que, os parlamentares que se fizeram presente ao evento, participaram como forma de apoio a um trabalho que veio para ser desenvolvido com seriedade, responsabilidade e veio para ficar, tendo na compsição de sua diretoria, as seguintes pessoas: Presidente: Rosângela Batista de oliveira; Vice-Presidente, Paulo Henrique Dias Lima (servidor da saúde); Diretora Financeira: Raquel Gabriele de Lima Manhães;
Vice-Diretora Financeira: Rejane Costa Martins dos Reis; Diretor Executivo: Luís Antônio Muniz Bueno; Diretora Administrativa: Iraci Vaz dos Reis Filha Gomes Diretor de Projeto: Willian Barbosa de Araújo.
Sediado provisoriamente na QR 216, a partir de janeiro do ano que vem terá uma SEDE com secretária para atender a todos os servidores que serão filiados.
Finalizando, a presidente fez suas considerações sobre o instituto: “O Instituto PROSUS tem a missão de apoiar o desenvolvimento de organizações, movimentos sociais e conselhos de saúde, por meio da execução de projetos destinados a fortalecer os movimentos sociais, valorizar os profissionais da saúde, promover a capacitação de lideranças, e articular ações de defesa de direitos e prevenção. Buscamos melhorar a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e o bem-estar das pessoas que fazem parte deste sistema, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária”.
“A visão do Instituto PROSUS é ser reconhecido como um agente de transformação na área da saúde, assistência social, educação, e promoção de direitos, atuando de forma abrangente e eficaz em todo o território nacional. Almejamos ser um exemplo de compromisso, integridade e inovação, promovendo o fortalecimento das organizações e movimentos sociais, capacitando profissionais da saúde e defendendo os direitos e interesses dos usuários do SUS” concluiu.
Fotos do evento:
Diretoria do PROSUS