11/11/2023 às 06h42min - Atualizada em 11/11/2023 às 06h42min

Projetos do FAC têm até domingo (12) para solicitar uso do Centro de Dança

Prazo vale também para demais iniciativas contempladas com recursos governamentais. Outras etapas de inscrição seguirão abertas até o dia 3 de dezembro

Para participar do processo, os interessados devem solicitar o formulário de inscrição ao e-mail [email protected] | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Centro de Dança (CD), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), está com inscrições abertas para a promoção de aulas e apresentações no primeiro semestre de 2024. O prazo para recebimento de solicitações de uso é dividido em quatro categorias. A primeira delas é referente a projetos contemplados com recursos governamentais, como o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e a Lei de Incentivo Cultural (LIC). Essas iniciativas têm até este domingo (12) para enviar o pedido de utilização.
 
O cronograma segue com o envio de propostas de atividades direcionadas às pessoas com deficiência (PcD), entre os dias 13 e 19 deste mês. Em seguida, dos dias 20 a 26, serão aceitos pedidos relacionados aos segmentos da dança estabelecidos na Portaria n° 250/2017 – jazz, dança clássica, contemporânea, urbana, moderna, popular e tradicional. Por fim, entre os dias 27 deste mês e 3 de dezembro, será a vez de outros segmentos da dança, não incluídos na portaria, manifestarem interesse.

Para participar do processo, os interessados devem solicitar o formulário de inscrição ao e-mail [email protected]. Depois, devem enviar o documento preenchido e anexar um documento de identificação com foto e, para aqueles que forem ministrar aulas, um portfólio e o plano de ensino. Qualquer pessoa pode participar desde que seja com uma atividade voltada para dança. As propostas selecionadas poderão ser realizadas entre 8 de janeiro e 29 de junho do ano que vem.

Segundo o gerente do equipamento, Júnior Ribeiro, as propostas de uso podem ser enviadas o ano inteiro, mas é interessante que sigam os prazos tendo em vista que há maior chance de que o profissional consiga as datas e os horários desejados. Diz ainda que os professores que já utilizam o espaço também precisam enviar as solicitações.

“Neste semestre, temos 250h semanais de atividades de formação com diversas estéticas, modalidades e público. Para o próximo, podemos ter mais ou menos do que 250h, dependendo de quantas e quais atividades teremos”, esclarece.
 
Referência no DF
Inaugurado em 1993, o Centro de Dança fica na Quadra 1 do Setor de Autarquias Norte, próximo à via L2 Norte, e conta com cinco salas, somando 765 m². “É o único espaço público de cultura exclusivamente voltado para a área da dança. E é de suma importância democratizar o acesso à essa linguagem”, afirma o gerente do espaço. “Abrigamos 80% das produções de dança no DF e muitos dos espetáculos que acontecem aqui são concebidos e ensaiados no centro”, continua.

Os frequentadores também reconhecem a importância do espaço. “As salas são bem amplas, com o pé direito bem alto, e uma das salas tem o piso adequado para o balé, que amortece o impacto dos saltos. É tudo bem organizado e limpo”, afirma a psicóloga Júlia Hofig, 33 anos. “Acho incrível ter um espaço público dedicado para a arte. É uma casa em que os dançarinos podem crescer”, completa ela, que pratica balé clássico no local desde 2019.
 
A advogada Jéssica Caeli, 39 anos, também ressalta as características das salas. “A estrutura aqui é impressionante. Todo bailarino, independentemente da modalidade, precisa do piso apropriado, que é aquele que tem uma madeirite em cima do piso tradicional para amortecer os saltos. Aqui temos uma sala assim”, conta. “É extremamente importante termos esse espaço. A gente vê muitas atividades acontecendo, desde capoeira e forró a tango e balé contemporâneo”, ressalta.

Informações sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas podem ser acessadas no site da Secec. A hora-aula das modalidades custam até R$ 13. A programação do primeiro semestre de 2024 será divulgada na segunda quinzena de dezembro, também no portal da pasta.

Cronograma de envio de pedidos de uso
De 06/11 a 12/11 – Projetos contemplados com recursos governamentais, como o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e a Lei de Incentivo Cultural (LIC);
De 13/11 a 19/11 – Propostas de atividades direcionadas à pessoas com deficiência (PcD);
De 20/11 a 26/11 – Demanda espontânea dos segmentos listados na Portaria nº 250/2017;
De 27/11 a 03/12 – Demais segmentos da dança.

Serviço
Centro de Dança
Telefone: (61) 3328-4387, para dúvidas geral
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 22h.
E-mail para solicitação do formulário: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »