21/12/2023 às 06h40min - Atualizada em 21/12/2023 às 06h40min

Colorado, nos EUA, desqualifica Trump para concorrer às primárias do estado

Com a decisão, as eleições primárias que serão disputadas em março de 2024 não terão o nome de Trump nas cédulas.

​Suprema Corte do estado concluiu que Trump se envolveu em uma insurreição - (crédito: AFP)

O Supremo Tribunal do Colorado decidiu que o ex-presidente Donald Trump não poderá concorrer nas eleições primárias no Estado. A decisão vale apenas no estado do Colorado e nas primárias republicanas. Com a decisão, as eleições primárias que serão disputadas em março de 2024 não terão o nome de Trump nas cédulas.

O tribunal concluiu que Trump se envolveu em uma insurreição ao discursar incitando eleitores descontentes a invadirem o Capitólio, em Washington D. C., no dia 6 de janeiro de 2021.

Trump se torna o primeiro candidato presidencial na história dos EUA a ser considerado inelegível para a Casa Branca por um estado. O tribunal concluiu que a Constituição dos Estado Unidos proíbe a nomeação de Trump nas eleições nas urnas devido ao seu papel na instigação da violência contra o governo dos EUA.

O republicano prometeu recorrer ao Supremo Tribunal dos EUA, que tem a palavra final sobre questões constitucionais.

Embate político
O Colorado é um estado tradicionalmente democrata. O temor dos aliados de Trump, contudo, é que a questão impulsione a decisão de outros estados, e em consequência, afete as eleições gerais do fim do ano.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »