29/12/2023 às 07h48min - Atualizada em 29/12/2023 às 07h48min

Kim Jong-un ordena "acelerar" preparativos de guerra contra os EUA

O líder da Coreia do Norte pediu para que militares, indústria de material bélico e setor de armas nucleares se preparem para conflito com os Estados Unidos

Kim Jong-Un em reunião do partido trabalhador coreano nesta quinta-feira (28/12). - (crédito: AFP PHOTO/KCNA VIA KNS)

Nesta quinta-feira (27/12), o líder norte-coreano Kim Jong-un ordenou que a força militar do país acelere preparativos para um conflito com os Estados Unidos, motivado por "movimentos de confronto sem precedentes" por parte dos americanos. As ordens se estenderam ao Partido dos Trabalhadores da Coreia, bem como aos militares, indústrias de material bélico e setor de armas nucleares coreano.

Em 17 de dezembro, a Coreia do Norte lançou um míssil balístico de curto alcance em direção ao Mar do Japão, depois que os Estados Unidos enviaram submarino nuclear para a Coreia do Sul. Para Kim, a chegada do submersível poderia ser classificada como "prelúdio de uma guerra nuclear."

Em reunião do governo norte-coreano, o líder do país disse que Pyongyang pretende expandir a cooperação com países "anti-imperialistas independentes", como informou a agência de notícias KCNA.

Os Estados Unidos acusam a Coreia do Norte de fornecer armas para a Rússia para uso na guerra contra a Ucrânia, enquanto a Rússia forneceria apoio técnico para a Coreia aumentar seu potencial militar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »