09/02/2024 às 06h03min - Atualizada em 09/02/2024 às 06h03min

HRSM promove treinamento para colaboradores do bloco materno-infantil com foco na amamentação

Capacitação faz parte de estratégias para conquista do selo de qualidade Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Fotos: Jurana Lopes/IgesDF

Na quarta-feira (7), foi realizado, no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o primeiro treinamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O objetivo é capacitar todos os colaborados que trabalham no bloco materno-infantil sobre a importância de conquistar o selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde.

O tema principal do curso foi “Amamentação na primeira hora de vida”, ministrado pela pediatra do Banco de Leite Humano do HRSM, Lorena Oliveira. O público-alvo foi a equipe multidisciplinar, composta por pediatras, ginecologistas, obstetras, técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Para facilitar o acesso e não atrapalhar o trabalho das equipes, o treinamento foi realizado em quatro horários diferentes ao longo do dia. Cada turma teve cerca de 20 participantes e duração de 1h30.

“Este primeiro treinamento visa esclarecer pontos-chave relacionados à amamentação, o contato pele a pele do recém-nascido e o manejo na primeira hora de vida. Para conquistar este selo de qualidade precisamos que todo o bloco materno-infantil esteja adequado às exigências e mudanças necessárias”, explica a coordenadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do HRSM, Geisielle Cavalcante.

Durante o treinamento foi dada ênfase na importância do contato pele a pele e do quanto esse gesto pode aumentar o vínculo entre o binômio e como isso contribui positivamente para a amamentação.

“Muitas vezes o recém-nascido consegue chegar ao seio da mãe pelo extinto, sem ninguém intervir nisso. Além disso, esse contato auxilia na descida do leite materno, ajuda o bebê a regular sua temperatura e se acalmar sentindo o cheiro da mãe ou até mesmo do pai, gerando um vínculo imediato”, destaca Lorena.

Mesmo quando o bebê nasce prematuro, a pediatra informou que o contato pele a pele é importante e que o auxílio da equipe para que a mãe faça a ordenha é primordial para que ela consiga ter leite e amamente seu filho posteriormente.

Certificação

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).


Bebês que nascem em um Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorrem com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança do que em maternidades que não têm o título.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »