08/03/2024 às 06h21min - Atualizada em 08/03/2024 às 06h21min

Zelensky diz que Suécia está "mais protegida" da Rússia após entrar na Otan

"Hoje é importante destacar que mais um país na Europa ficou mais protegido do mal russo", disse Zelensky, após a adesão do país escandinavo à Aliança Atlântica

​Desde a invasão russa de fevereiro de 2022, "todo o mundo compreende a importância de manter alianças", acrescentou - (crédito: Genya SAVILOV/AFP)

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, comemorou, nesta quinta-feira (7/3), a entrada da Suécia na Otan, uma aspiração que seu país espera concretizar quando o conflito com a Rússia terminar.

"Hoje é importante destacar que mais um país na Europa ficou mais protegido do mal russo", disse Zelensky, após a adesão do país escandinavo à Aliança Atlântica.

Desde a invasão russa de fevereiro de 2022, "todo o mundo compreende a importância de manter alianças", acrescentou.

"Um dia, a Suécia também parabenizará a Ucrânia por sua adesão à Aliança Atlântica", afirmou, embora esta perspectiva pareça distante para seu país em guerra.

A partir desta quinta-feira, a Suécia é oficialmente o 32º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O reino escandinavo anunciou sua candidatura em 2022, junto com a vizinha Finlândia, como reação ao ataque da Rússia contra a Ucrânia.

Moscou, por sua vez, prometeu na semana passada tomar "contramedidas" em resposta a esta adesão, que dependerão "das condições e da amplitude da integração da Suécia na Otan".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »