12/03/2024 às 07h59min - Atualizada em 12/03/2024 às 07h59min

Convidados por Netanyahu, Tarcísio e Caiado irão a Israel; Zema declina

Bolsonaro também foi convidado, mas o ex-presidente teve o passaporte apreendido por determinação de Alexandre de Moraes e depende da autorização para sair do Brasil

Apoiadores do ex-presidente também usaram bandeiras de Israel durante o ato | Foto: Nelson Almeida/AFP

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), visitarão Israel a convite do governo de Benjamin Netanyahu. Eles embarcam na próxima segunda-feira (18).

A informação é da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Segundo ela, outros governadores também foram convidados para visitar o país na mesma comitiva de Tarcísio. Entre eles, o do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O mineiro já declinou do convite, segundo a jornalista.

Já era sabido que Netanhyahu havia enviado uma carta pessoal a Jair Bolsonaro (PL) para que viajasse a Israel. Mas o ex-presidente teve o passaporte apreendido por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e depende da autorização do magistrado para sair do Brasil.

Enquanto isso, Netanhyahu e seus ministros aumentam os ataques verbais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez duras críticas à investida militar de Israel na Faixa de Gaza desde o ataque do Hamas que deu início à guerra. Lula foi declarado persona non grata em Israel.

Os governadores convidados por Netanhyahu são aliados políticos de Bolsonaro, que, assim como o ex-presidente, têm grande simpatia dos eleitores evangélicos, defensores do Estado de Israel por causa da leitura que fazem da Bíblia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »