14/03/2024 às 07h34min - Atualizada em 14/03/2024 às 07h34min

Hospital Regional de Santa Maria organiza evento Caminhada pelo Rim

Ação acontece no próximo nesta quinta-feira, no HRSM

Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) organizam para a próximo quinta-feira (14) a Caminhada pelo Rim. O Dia do Rim é mundialmente celebrado toda segunda quinta-feira do mês de março e a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção das doenças renais, além de realizar um chamamento para o reforço de práticas saudáveis.
 
“A estatística atual diz que um a cada dez adultos brasileiros possuem algum tipo de doença renal e a maioria desconhece o seu diagnóstico”, alerta Núbia de Freitas Moreira, chefe do serviço de Nefrologia do HRSM. “A ideia é conscientizar a população e incentivar a realização anual do exame de dosagem de creatina, que é a principal ferramenta no diagnóstico”, completa.
 
A iniciativa veio da equipe de Nefrologia do HRSM. “Ano passado foi realizado um evento interno e agora queremos expandir para toda a população. A expectativa é conseguir realizar uma triagem em possíveis pacientes renais que ainda desconhecem suas condições”, explica Núbia.
 
O evento terá início às 9h30 com apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Logo em seguida será realizada uma sessão de alongamento, dando sequência com a caminhada, que terá o percurso realizado em volta do Hospital Regional de Santa Maria.
 
No retorno, será realizado um piquenique e os beneficiários poderão aferir a pressão e medir a glicemia. “Serão distribuídas cem fichas para os pacientes virem ao Hospital para a realização do exame de creatinina na semana que vem”, reforça Núbia.
 
Também estará disponível uma área chamada de Tenda da Odonto, onde os beneficiários serão orientados com relação a hábitos de higiene bucal pelos profissionais do serviço de odontologia do HRSM, juntamente com estudantes de odontologia da Uniplac.
 
O diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, gravou um vídeo convidando a todos para a Caminhada pelo Rim. “Conto com a presença de todos vocês, é uma data muito importante, e que não cuidemos dos nossos rins apenas nessa data, mas todos os dias”, lembra.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »