03/04/2024 às 06h43min - Atualizada em 03/04/2024 às 06h43min

França vai entregar blindados à Ucrânia na guerra contra a Rússia

Anúncio do envio dos veículos foi feito neste fim de semana pelo ministro da Defesa francesa, Sébastien Lecornu

Um dos blindados usados pela França, que promete doar veículos para Kiev | Foto: Reprodução/Twitter/X/@SebLecornu

O ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, disse que a França vai entregar “centenas” de veículos blindados até o início do próximo ano para a Ucrânia. De acordo com ele, esse envio faz parte de um novo pacote de ajuda militar para o país que acabou de entrar no seu terceiro ano de guerra contra a Rússia.
 
Em entrevista no domingo, 31, do jornal La Tribune, Lecornu disse que para manter uma linha de frente tão extensa, o Exército ucraniano precisa, por exemplo, de veículos blindados de transporte de pessoal. “É absolutamente fundamental para a mobilidade das tropas

O Exército francês atualmente substitui seus antigos veículos blindados VAB, que começaram a  ser usados em 1979, por uma nova geração de veículos blindados.

 Esses equipamentos antigos serão encaminhados para serem usado no combate entre Ucrânia e Rússia. “Este equipamento antigo, ainda operacional, está indo diretamente para a Ucrânia em grande quantidade”, disse o ministro da Defesa, que avisou que a França também vai fornecer mais mísseis antiaéreos para Kiev. “Estamos falando de centenas [de veículos] em 2024 e início de 2025.”

A medida surge quando o governo francês pressiona sua indústria militar a aumentar a produção para atender às necessidades urgentes de munição de Kiev. Lecornu afirmou, na terça-feira 26, que a França em breve será capaz de entregar 78 obuseiros Caesar para a Ucrânia.

De acordo com ele, Paris ainda aumentará seu fornecimento de projéteis para o aliado do leste europeu.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »