09/04/2024 às 06h59min - Atualizada em 09/04/2024 às 06h59min

Nicarágua pede à CIJ que obrigue a Alemanha a interromper ajuda militar a Israel

País também pediu ao tribunal, com sede em Haia, para obrigar a Alemanha a garantir que armas e equipamentos militares já entregues a Israel não sejam usados para cometer genocídio

Corte Internacional de Justiça, em Haia, Holanda (Foto: Reuters)

 (Sputnik) - A Nicarágua convocou a Corte Internacional de Justiça (CIJ) para ordenar que a Alemanha interrompa a assistência militar a Israel que pode ser usada em violação da Convenção sobre o Genocídio, disse nesta segunda-feira (8) o embaixador agente da Nicarágua na CIJ, Carlos José Argüello Gómez.

Mais cedo no mesmo dia, a CIJ começou a ouvir o caso da Nicarágua contra a Alemanha sobre sua suposta violação da Convenção da ONU sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio.

"Esta é a explicação das medidas provisórias solicitadas — o primeiro pedido e ordem para que a Alemanha suspenda sua ajuda a Israel, em particular sua assistência militar, incluindo equipamento militar... que é usado ou pode ser usado na violação da Convenção sobre o Genocídio, do direito internacional humanitário ou de outras normas imperativas do direito internacional geral," disse Argüello Gómez durante a audiência sobre o processo da Nicarágua contra a Alemanha.

A Nicarágua também pediu ao tribunal, com sede em Haia, para obrigar a Alemanha a garantir que armas e equipamentos militares já entregues a Israel não sejam usados para cometer genocídio ou facilitar violações da Convenção sobre o Genocídio e do direito internacional humanitário na Faixa de Gaza, disse Argüello Gómez.

"Não pode haver dúvida de que a Alemanha... estava bem ciente, e está bem ciente, do pelo menos sério risco de genocídio sendo cometido," ele disse.

A nação centro-americana também quer que a CIJ ordene a Alemanha a "retomar seu apoio e financiamento" da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA),suspenso em meio a alegações de que alguns de seus funcionários estavam envolvidos no ataque de 7 de outubro a Israel.

No início de março, a Nicarágua apresentou uma ação judicial contra a Alemanha na CIJ sobre sua suposta violação da Convenção da ONU sobre Genocídio. A Nicarágua apontou para a suspensão do apoio da Alemanha à UNRWA e também para o fornecimento de assistência financeira, política e militar a Israel, enquanto sabia que supostamente seria usada para violar o direito internacional e "facilitar o genocídio."

A Alemanha rejeitou as acusações e espera-se que responda a elas no tribunal na terça-feira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »