09/04/2024 às 09h46min - Atualizada em 09/04/2024 às 09h46min

HRSM promove evento de conscientização sobre o autismo

Encontro contou com palestra sobre atendimento humanizado e depoimentos de mães

Prestigiaram o evento Augusto Bravo, da Frente Parlamentar do Autismo e o advogado Marcelo Piauí, ex-administrador da Ceilândia e membro do Conselho do IgesDF
Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, a equipe de odontologia do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) promoveu na última sexta-feira (05/04) um evento sobre o atendimento humanizado ao paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O hospital já realiza esse tipo de atendimento e conta com um ambulatório de odontologia para atendimento exclusivo de pessoas com deficiência (PCD).

A médica Ellen Siqueira, neuropediatra do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), apresentou a palestra "Atendimento humanizado em ambientes de saúde a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)" e falou sobre os desafios do atendimento. “Cada pessoa que possui o transtorno do autismo é diferente da outra. É necessário que os médicos estejam cientes de que muitas vezes será um atendimento demorado e que deve ser adaptado individualmente.”

O dentista Diego Sindeaux Figueira, do ambulatório PCD do HRSM, destacou a importância de um atendimento de qualidade e sobre a construção do trabalho feito dentro do hospital em parceria com as demais áreas como recepção, centro cirúrgico e anestesista. “Todo o trabalho que temos hoje com os autistas no atendimento odontológico em Santa Maria foi construído na tentativa e erro, na observação dos paciente, na conversa com a família e principalmente com calma, um passo de cada vez, aqui aprendemos a respeitar a individualidade de cada um deles e saber até onde podemos e conseguimos ir.”

O encontro também contou com os relatos de mães atípicas que deixaram claro sua satisfação com o trabalho feito pelo HRSM com seus filhos com TEA e sobre como viram as mudanças que aconteceram dentro de casa e nas idas aos consultórios odontológicos após o início do acompanhamento com a equipe.

"Aqui eu soube ser ouvida, entendida e validada! Já passei por situações em que sabia que meu filho não estava bem, que sentia algo errado e o médico disse ser coisa da minha cabeça, mas com relação ao tratamento dos dentes do meu filho, aqui eu fui acolhida, ele foi tratado com o respeito e a paciência necessária e graças a Deus hoje ele tem um acompanhamento realmente humano." Leide Araújo idealizadora do Instituto PAS.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »