13/04/2024 às 04h52min - Atualizada em 13/04/2024 às 04h52min

Colaboradores do HRSM passam por capacitação de medidas de prevenção de infecção de corrente sanguínea

Objetivo é reduzir riscos de complicações evitáveis que geram prejuízos aos pacientes

Foto: Pofissionais assistenciais das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal e Pronto-Socorro

Nos dias 3 e 10 de abril o Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) promoveu um treinamento sobre Medidas de Prevenção de Infecção de Corrente Sanguínea para os profissionais que atuam no hospital. A atividade aconteceu no Centro de simulação realística da unidade e contou com um total de 87 profissionais distribuídos em quatro turmas.

A chefe do NUCIH do HRSM, Jéssica Nunes Neves, enfatiza que a aplicação do checklist de boas práticas de inserção de dispositivos é uma importante ferramenta para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde.

“As medidas de cui profissionais assistenciais das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal e Pronto-Socorro dado, quando aplicadas sistematicamente, reduzem o risco de complicações evitáveis que geram prejuízos aos pacientes. Assim, a intenção de capacitar o corpo assistencial continuamente é uma estratégia de reforçar os protocolos institucionais e oferecer um cuidado seguro cada vez mais livre de danos ao paciente”, explica.

A capacitação faz parte do cronograma anual idealizado pelo NUCIH. A proposta do treinamento é que os profissionais participantes possam identificar as medidas de cuidados para prevenção de infecções de corrente sanguínea necessárias na execução de procedimentos invasivos.

Na ocasião, os colaboradores contaram com a presença de profissionais assistenciais das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal e Pronto-Socorro para simulação da inserção de um cateter central em um manequim adulto e recém-nascido.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »