30/10/2016 às 07h46min - Atualizada em 30/10/2016 às 07h46min

Lula calça sandália e coloca pé fora do Brasil

NOTIBRAS

Uma mansão erguida em uma área luxuosa de Punta Del Este, no Uruguai, em nome de Alexandre Grendene Bertelle, pertenceria, na realidade, ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Grendene fabrica as sandálias Rider, concorrente das Havaianas. Ele comprou uma indústria do setor mediante empréstimo especial obtido junto ao BNDES quando Lula era presidente.

A informação é da revista IstoÉ, que chegou às bancas neste fim de semana. A força tarefa da Lava Jato está investigando o caso. Procuradores já estiveram inclusive no país vizinho em busca de detalhes, informa a publicação. A origem do imóvel é tão suspeita como o tríplex no Guarujá, o sítio em Atibaia e uma cobertura em São Bernardo do Campo.
 

“No modus operandi tradicional, os imóveis ficam registrados em nome de empresários amigos. Em troca de benesses e tráfico de influência no governo ou fora do País, Lula se transforma no dono real desses imóveis, com poder para deles usufruir quando bem entender, determinar quem entra e sai e até mesmo promover caríssimas reformas, mesmo que oficialmente as propriedades não figurem em seu nome”, afirma a revista.

A mansão em Punta Del Este seria propriedade de uma offshore ligada a Grendene Bertelle, um dos donos da indústria de calçados Grendene. No Uruguai, revela IstoÉ, o empresário é proprietário de um sem-número de casarões – entre os quais uma suntuosa casa na rua paralela à do imóvel suspeito de ter ligações com Lula – e sócio de empreendimentos bem-sucedidos como o Hotel e Cassino Conrad.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »