07/05/2024 às 07h02min - Atualizada em 07/05/2024 às 07h02min

Israel inicia ataques a Rafah, no sul de Gaza, em meio a negociações sobre cessar-fogo

Os ataques ocorrem após o Hamas anunciar que aceitou a proposta de cessar-fogo elaborada pelo Egito e pelo Catar

​A guerra na Faixa de Gaza já deixou mais de 34 mil mortos e órgãos internacionais de ajuda humanitária alertam sobre possíveis consequências "desastrosas" para os refugiados na região - (crédito: Menahem Kahana/AFP)

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) anunciaram na tarde desta segunda-feira (6/5) que começaram os ataques e operações contra alvos do Hamas em Rafah, cidade no sul da Faixa de Gaza. A nota oficial foi divulgada por meio do X (antigo Twitter), sem outros detalhes até o momento.

Os ataques ocorrem após o Hamas anunciar que aceitou a proposta de cessar-fogo elaborada pelo Egito e pelo Catar. O escritório do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que a proposta "está longe das demandas essenciais" de Israel, mas que ainda enviaria negociadores para discutir o acordo, apesar do início das operações militares no sul de Gaza.

Mais cedo, Alemanha e França tentaram pressionar Israel contra o início da ofensiva em Rafah, onde estão abrigados 1,4 milhão de palestinos refugiados desde o começo da guerra. Em nota, a Casa Branca afirmou que o presidente dos EUA, Joe Biden, reiterou sua "clara" posição sobre ações militares na região, no sentido de alertar sobre os potenciais riscos envolvendo a morte de civis.

A guerra na Faixa de Gaza já deixou mais de 34 mil mortos e órgãos internacionais de ajuda humanitária alertam sobre possíveis consequências "desastrosas" para os refugiados na região.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »