Segundo a deputada Jaqueline Silva, o “Ativida na Melhor Idade” é um projeto do seu coração. A parlamentar muito tem falado sobre como o Distrito Federal é carente em políticas públicas direcionadas para a terceira idade. E, como ela mesmo enaltece que envelhecer bem é uma conquista, este projeto vem como uma referência ao oferecer atividades físicas, fisioterapia, psicologia e diversas outras ações desenvolvidas por profissionais preparados para atender a pessoa idosa.
Atualmente, cerca de mais de 350 idosos estão sendo atendidos, mas há uma fila de mais de 800 pessoas aguardando atendimento. Em sua terceira edição o projeto já requer o desafio de ser expandido para outras cidades.
Jaqueline Silva esclarece que conseguiu alocar o orçamento necessário para desenvolver as ações, cujas ações têm feito uma diferença significativa na vida dos idosos. Muitos que chegam para iniciar as atividades chegam com dificuldades de mobilidade, mas, após o tratamento, saem andando bem, e alguns até dançando. Isso mostra que o mandato compartilhado da deputada Jaqueline Silva está fazendo um grande efeito, resultando em políticas públicas eficazes para quem precisa.
De acordo com a deputada, o mandato também se dedica não apenas a este projeto, mas a proposições que garantam a segurança e bem-estar das pessoas. “Essa será uma das pautas centrais nos próximos dois anos, direcionando políticas públicas e projetos para oferecer o melhor para aqueles que cuidaram tão bem de nós”, explica.
O projeto é desenvolvido em Santa Maria, na Quadra CL 102, próximo ao Hospital de Santa Maria, porém, para quem desejar participar, será compartilhado nas redes sociais o contato de quem cuida do projeto, tendo ainda o jaquelinesilvadf, para maior esclarecimento da população “É importante deixar claro que há uma instituição responsável por sua execução, e estamos sempre disponíveis para tirar dúvidas e acompanhar de perto o orçamento e implementação. Esse é um projeto muito procurado, e outras cidades estão ansiosas para que o implantemos em suas localidades” diz a deputada Jaqueline Silva.
Ao refletir sobre os resultados, a deputada comenta descontraidamente e com bom humor: “Tem muito idoso que está melhor do que muito garotão por aí.” Os resultados são excelentes; os idosos estão mais animados e com energia surreal. Eles estão firmes e fortes, sempre dispostos a enfrentar atividades físicas, especialmente dança. Notadamente, esse projeto tem promovido mudanças significativas na vida dos idosos, melhorando sua capacidade funcional, segurança e aptidão física. Vemos aí, que a prática tem contribuído para o aumento da força, resistência muscular e redução de quedas, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar físico e mental.
Jaqueline Silva tem o “DNA” de Santa Maria
Entre lideranças, formadores de opinião, tantas madrinhas e padrinhos, a deputada distrital Jaqueline Silva se destaca porque seu DNA é genuíno de Santa Maria, ou seja, ela é filha da cidade. Chegou aqui ainda criança na época da água de chafariz, depois água de tambor, escola de lata e luz das casas era de lamparina. “Atualmente, ver nossa cidade se desenvolver mais ainda e com a participação de uma menina que foi eleita pela comunidade como representante genuína da cidade junto ao Legislativo do Distrito Federal, não tem preço. Com certeza, o que posso dizer é que todos os dias eu trabalho com muita satisfação para trazer o que há de melhor para nossa Santinha. A cidade merece. Com prós e contras, é muito bom, excelente e satisfatório trabalhar por Santa Maria.”, finaliza Jaqueline Silva.