O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse neste sábado (22.jun) não descartar a possibilidade de pedir apoio federal para combater o crime organizado no Estado. Ele afirmou ter conversado com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para relatar que 2 ataques a tiros deixaram 4 mortos em Fortaleza no dia anterior.
“Se necessário, não exitarei em solicitar reforço de apoio federal nessa missão. Inclusive, liguei há pouco para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, relatando a situação”, declarou em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram.
O chefe do Executivo cearense disse que vai reforçar a segurança pública e que a polícia fará de tudo para prender os responsáveis pelos assassinatos.
“Esses ataques não intimidarão as forças de segurança do Ceará e as nossas instituições. Pelo contrário, as ações e operações policiais serão ainda mais intensificadas e todos esses criminosos serão criminosos e presos”, declarou.
Ao final da gravação, Elmano presta solidariedade aos mortos no ataque: “Me solidarizo com as famílias dessas vítimas e com o sofrimento que passam neste momento”.
OS ATAQUES
Foram 2 ataques a tiros que se deram na noite de 6ª feira (21.jun) em Fortaleza. Uma das ocorrências foi registrada no bairro Barroso, onde pessoas em 2 veículos atiraram contra um campo de futebol.
A outro se deu no bairro do Mondubim, onde indivíduos em motos dispararam contra uma pizzaria.
A Polícia Civil do Ceará disse em um comunicado divulgado neste sábado que prendeu 2 suspeitos de participar de um dos tiroteios. Segundo o texto, os detidos foram um homem e um adolescente.
“As Forças de Segurança do Ceará seguem realizando diligências no intuito de capturar outros suspeitos de envolvimento nessa ocorrência”, diz o informe.
Além dos ataques na capital cearense, outro crime realizado no interior do Estado ganhou notoriedade. Um ataque na cidade de Viçosa na 5ª feira (20.jun) deixou 3 mulheres, incluindo uma adolescente de 16 anos, e 4 homens mortos.
A Polícia Civil diz ter capturado um homem de 51 anos no Piauí, suspeito de ter participado dos assassinatos.
“O suspeito foi conduzido para a Delegacia Municipal de Viçosa do Ceará, onde confessou a participação e foi autuado em flagrante. As diligências seguem no intuito de capturar outros suspeitos já identificados”, diz o texto.