05/07/2024 às 06h58min - Atualizada em 05/07/2024 às 06h58min

Corredor da Rodoviária da Asa Sul é preparado para receber pavimento de concreto

Serviços foram iniciados pelo acesso do local à via do aeroporto; GDF investe mais de R$ 13,2 milhões na execução do corredor exclusivo de ônibus

​Obras do corredor exclusivo de ônibus que faz a ligação do Setor Policial Sul com a Rodoviária da Asa Sul vão beneficiar diariamente 45 mil pessoas | Fotos: Divulgação/SODF

As obras do corredor exclusivo de ônibus que faz a ligação do Setor Policial Sul com a Rodoviária da Asa Sul chegaram à etapa de instalação do concreto compactado com rolo, conhecido como CCR, etapa que antecede à concretagem do pavimento. O próximo trecho a ser executado é a ligação da estação com o Setor Policial Sul. O investimento é de mais de R$ 13,2 milhões para garantir deslocamento mais rápido, dinâmico e confortável a cerca de 45 mil pessoas diariamente, entre motoristas e usuários do transporte público.

“Desde a retomada desta importante obra, há cerca de 60 dias, conseguimos acelerar a execução dos serviços. A empresa contratada já concluiu a rede de drenagem, finalizou a retirada de dois taludes que atrapalhavam a visibilidade dos motoristas, terminou a terraplanagem e, agora, executa o CCR. Nos próximos dias, iniciaremos a concretagem das vias”, detalha Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal.

São cerca de 90 empregos gerados, entre diretos e indiretos. A obra, dividida em duas partes por questões de logística e segurança, teve início pelo trecho entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e o TAS, onde foram construídos e entregues dois viadutos. A segunda etapa está na reta final e consiste na implantação de corredor exclusivo de ônibus, com pavimento de concreto, em toda a extensão da Estrada Setor Policial Militar (ESPM). Quando concluído, o complexo vai facilitar o percurso que leva ao Aeroporto de Brasília, Eixo L, W3, L2 e L4 Sul.

“A escolha pelo revestimento da via em concreto tem relação com a alta resistência e durabilidade do material. Isso porque o pavimento rígido é capaz de suportar cargas pesadas e tráfego intenso sem deformações significativas, sendo ideal para rotas de ônibus, onde o peso constante dos veículos pode causar danos rápidos a outros tipos de pavimentação”, explica Casimiro.

O Corredor Eixo Oeste terá 38,7 km de extensão com pistas e faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Epig e a ESPM, que levam à Rodoviária da Asa Sul. O objetivo é reduzir em ao menos meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto.

Histórico
Em abril de 2023, a Secretaria de Obras e Infraestrutura rescindiu contrato firmado com a empresa Concrepoxi Engenharia que acordava a construção de dois viadutos no Setor Policial Sul, a execução de 850 metros de redes de drenagem e 2 km de pavimentação. O contrato previa o investimento de R$ 8 milhões em obras.

À época, estavam pendentes de execução serviços como a instalação de pavimento rígido em trecho que vai dos viadutos à estação de ônibus, além de sinalização vertical e horizontal e paisagismo.

A empresa descumpriu cláusulas contratuais e promoveu atrasos injustificados no cronograma de obras estabelecido. Também paralisou a execução de serviços sem justa causa, configurada pela falta de pessoal e maquinário no canteiro de obras desde o início deste ano, e ainda deixou de executar serviços previstos em contrato, de forma total ou parcial, no valor de R$ 1,2 milhão.


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