Até o momento, os gradis foram inseridos no Pistão Sul, em frente à Universidade Católica e ao Taguatinga Shopping; na BR-020, próximo ao Posto Itiquira; na DF-005, na altura do Varjão; na Epia Sul, na altura da floricultura; no Viaduto da Candangolândia; e na EPGU, na altura da passarela que dá acesso ao Zoológico de Brasília .
Comprometido em reduzir a zero o número de atropelamentos nas vias de Brasília e garantir a segurança de pedestres e motoristas da capital, o Governo do Distrito Federal (GDF) segue instalando gradis de metal em trechos das principais vias do DF.
As estruturas metálicas têm como objetivo desestimular a prática perigosa de atravessar as pistas em meio ao grande fluxo de carros e direcionar os pedestres para as passarelas e pontos seguros de travessia. Ao todo, foram colocados 3,5 mil metros lineares de gradis nas principais vias do DF. O investimento ultrapassa R$ 3,6 milhões.
“Por incrível que pareça, o maior número de atropelamentos ocorre embaixo das passarelas de pedestres. O objetivo desses gradis é disciplinar e melhor orientar a população, para garantir uma travessia segura e confortável” Cristiano Cavalcante, superintendente de Obras do DER-DF
Recentemente, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) finalizou a instalação de uma estrutura na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), na altura da passarela da região administrativa. Até o momento, os gradis foram inseridos no Pistão Sul, em frente à Universidade Católica e ao Taguatinga Shopping; na BR-020, próximo ao Posto Itiquira; na DF-005, na altura do Varjão; na Epia Sul, na altura da floricultura; no Viaduto da Candangolândia; e na EPGU, na altura da passarela que dá acesso ao Zoológico de Brasília.
Segundo o DER, os próximos trechos a receberem a estrutura estão localizados próximos ao Viaduto do Jardim Botânico, na altura do balão da antiga Esaf, e ao que dá acesso ao Riacho Fundo. Nesse último caso, a instalação será feita assim que a obra na região for concluída.
O local de instalação das estruturas é definido após análise das equipes técnicas do departamento. O projeto também atende às áreas de condicionantes ambientais quando solicitado pelos órgãos competentes, como o Brasília Ambiental, com o objetivo de proteger áreas de fauna, como é o caso da região do Parque de Águas Claras, na 3ª saída.
Óbitos de pedestres
Em 2023, foram registrados 31 óbitos de pedestres nas principais vias do DF. Nos primeiros meses de 2024, foram nove óbitos. Segundo o superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante, a orientação do GDF é “eliminar” esse tipo de situação.
“Por incrível que pareça, o maior número de atropelamentos ocorre embaixo das passarelas de pedestres. O objetivo desses gradis é disciplinar e melhor orientar a população, para garantir uma travessia segura e confortável”, ressalta.