Alexandre de Moraes e condecorações militares
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, atualmente envolvido em uma série de denúncias de que teria atuado de forma ilícita para perseguir políticos conservadores e influenciadores, tem em sua biografia no site do STF uma longa lista de condecorações recebidas.
Na listagem é possível encontrar uma relação detalhada das condecorações que ele recebeu ao longo de sua carreira, tanto civis – como de universidades e tribunais – quanto de forças auxiliares, como bombeiros e policiais militares. Entretanto, chama a atenção a ausência na biografia oficial do ministro, das condecorações militares significativas que ele recebeu.
Condecorações listadas no site do Supremo Tribunal Federal
1. Troféu Forças Vivas 2004, Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará.
2. Medalha de Mérito, corregedoria Geral da polícia Militar – 2004.
3. Medalha Brigadeiro Tobias, Polícia Militar do Estado de São Paulo – 2004.
4. Diploma de Mérito pela Valorização da Vida, Secretaria Nacional Antidrogas -2004.
5. Colar de Mérito do judiciário, Tribunal de Justiças de São Paulo – 2004.
6. Medalha de Mérito do Judiciário Militar Paulista – 2005.
7. Colar de Mérito Judiciário, Regional do Trabalho da 2ª Região – São Paulo – 2006.
8. Colar do Mérito Judiciário, Tribunal Superior do Trabalho -2006.
9. Colar do Mérito judiciário, Superior Tribunal de Militar -2006.
10. Colar do Mérito do Tribunal de Justiça Militar, Justiça Militar do Estado de Minas Gerais-2006.
11. Colar do Mérito “ Prefeito Brigadeiro Faria Lima”, tribunal de contas do município de São Paulo – Comemoração dos 40 anos de Criação do Tribunal -2008.
12. Medalha Ministro Franciulli Netto, Colégio Permanente de Diretores de Escolas estaduais da Magistratura – COPEDEM – 2009.
13. Medalha Comemorativa do Centenário do Corpo de Bombeiros, Policia Militar do Estado de São Paulo – Corpo de Bombeiros – 2009.
14. Defensor do Estado Democrático de Direito – Edgard de Moura Bittencourt, Associação Paulista dos Magistrados – APAMAGIS – 2009.
15. Grau de “Comendador da Ordem”, Conselho da Ordem do Rio Branco – Ministério das Relações Exteriores – 2010.
16. Membro Titular da Comissão do 89° Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público, OAB/SP – 2012.
17. Membro Titular da Academia Paulista de Letras Jurídicas – cadeira nº 19, Academia Paulista de Letras Jurídicas -2012.
18. Medalha Armando de Salles Oliveira, a mais alta honraria da Universidade de São Paulo (USP), no dia 11 de agosto de 2023.
Entre as honrarias não destacadas estão condecorações militares feitas pelas Forças Armadas, como a Ordem do Mérito Aeronáutico, concedida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 21 de outubro de 2016, em reconhecimento aos serviços prestados ao país. Outra importantíssima condecoração é a Medalha do Pacificador, outorgada pelo Exército Brasileiro em julho de 2015, quando Alexandre de Moraes ocupava o cargo de Secretário de Segurança Pública de São Paulo.
Além disso, ele foi agraciado com a Ordem do Mérito Militar, uma das mais altas distinções concedidas pelo Exército Brasileiro, em 19 de abril de 2016. Essa condecoração é conferida a personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços ao Exército e ao Brasil e com ela o ministro gangou o título de Grande Oficial. A medalha mais importante da Marinha, Mérito Tamandaré, segundo apurado pela Revista Sociedade Militar, foi entregue para Alexandre de Moraes em dezembro de 2018.
Ainda, em 30 de maio de 2016, enquanto atuava como Ministro da Justiça e Cidadania, o atual ministro no STF recebeu a Medalha Mérito Santos-Dumont, também da FAB, que homenageia aqueles que contribuem significativamente para o desenvolvimento da aviação no Brasil.