01/08/2017 às 09h44min - Atualizada em 01/08/2017 às 09h44min

Passe livre estudantil: transtorno na volta às aulas

Jbr

Apesar de o Passe Livre Estudantil, teoricamente, ter voltado a funcionar ontem, estudantes tiveram problemas com a autenticação do benefício. Parte dos alunos dos ensinos Médio, Técnico e Superior não conseguiu usar o cartão ontem e precisou pagar a passagem do próprio bolso. Cerca de 195 mil estudantes do Distrito Federal são cadastrados.

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) afirmou que os cartões voltariam apenas para os alunos de escolas públicas de ensino Médio e Fundamental que tenham o cadastro de matrícula. Já os estudantes de escolas particulares, institutos federais ou de ensino superior dependem de que a própria escola envie a lista atualizada de matriculados e o calendário acadêmico, alega a autarquia.
 

O estudante Thiago Silva faz um curso técnico integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Brasília (IFB) e precisa pagar passagem desde que as aulas voltaram, na última quarta-feira. “Estou perdendo meu tempo e meu dia aqui, e nem sei se vou conseguir resolver isso”, desabafou, indignado. O estudante foi ao posto do DFTrans da Galeria dos Estados para tentar autenticar o cartão, que ainda estava bloqueado.

Já a estudante de Medicina Paula de Souza está há duas semanas estudando sem o passe. Ela diz que a sua instituição, a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), já mandou a lista de frequência dos alunos para o DFTrans. Porém, o órgão alega que não recebeu. “A faculdade enviou um e-mail para todos os alunos confirmando que repassou a relação ao governo”, conta Paula. Bastante confusa, a estudante não sabe se vai continuar pagando passagem até o seu benefício voltar.

Na página do DFTrans no Facebook, também foi possível perceber estudantes indignados com a situação. Em uma das publicações na rede social, há diversos comentários de pessoas que ainda não conseguiram renovar o cartão. “Os cartões ainda estão dando vencidos! Cadê o desbloqueio?”, questiona uma internauta. “Cadê o desbloqueio desses cartões? É um absurdo isso!”, reclama outro cidadão prejudicado.

DFTrans culpa instituições
O diretor-geral do DFTrans, Léo Carlos Cruz, declarou que os problemas nas renovações ocorreram por causa das instituições. “Se a escola fez o procedimento correto e entregou a relação em tempo hábil, os estudantes não tiveram problema”, diz. Ele acredita que muitas não enviaram a lista de frequência corretamente, ou o fizeram em cima da hora, por isso os alunos tiveram problemas.

O diretor também lembra que os estudantes precisam passar o cartão duas vezes no validador para que ele seja autenticado. “Às vezes, o estudante passa só uma vez e pensa que o passe está bloqueado”, reforça Léo Carlos.

Nem todos enfrentaram o mesmo transtorno. O estudante do Ensino Médio Lucas Gomes conseguiu usar o benefício normalmente ontem. Ele estuda no Centro de Ensino Médio Setor Leste, na L2 Sul. O jovem acredita que pôde autenticar o seu passe por ser do ensino público, mas já teve problemas anteriormente. “Dessa vez consegui usar normalmente, mas há um tempo fiquei sem utilizar o cartão por um período”, completa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »