Nesta quarta-feira (18), os colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram de uma capacitação sobre Higiene corporal do recém-nascido (RN). O treinamento ocorreu no Centro de Simulação Realística da unidade e foi voltado para os profissionais que atuam na área assistencial, principalmente com os recém-nascidos. O curso foi promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP).
“O objetivo da capacitação é atualizar os participantes acerca das práticas assistenciais atuais de cuidado durante o banho do recém-nascido. Por isso, abordamos desde a maneira correta de segurar o bebê, o PH dos sabonetes indicados para a pele do recém-nascido, a temperatura ideal da água e as técnicas para dar um banho corretamente sem deixar o bebê perder calor”, explica a enfermeira do Núcleo de Educação da DIEP, Luiza Melo.
Durante a capacitação foram abordadas atualizações de literaturas acerca dos cuidados iniciais com os recém-nascidos, a maneira correta de higienizar o coto umbilical, a forma de lavar os cabelos dos RNs, os melhores óleos para passar na pele dos bebês, uso de hidratantes e quando não utilizar como RNs com acne neonatal.
Além disso, Luiza destacou que o banho em prematuros só é indicado acima das 34 semanas e abordou qual a maneira correta de higienizar os bebês nas trocas de fraldas, quais pomadas podem ser utilizadas na prevenção de assaduras e como se paramentar na hora de dar o banho nos recém-nascidos internados.
“Todos devem estar utilizando capote, touca, máscara e luvas e devem iniciar pela cabeça e o rostinho do recém-nascido. Depois de secar, coloca-se o bebê dentro da banheira, ainda enrolado no cueiro ou fraldinha e vai molhando e retirando o tecido aos poucos, após higienizar a frente, vira ele com muito cuidado deixando a cabeça sempre apoiada no braço e lava as costas, deixando por último os órgãos genitais”, informa. Também foram ensinadas técnicas de relaxamento como, banho de ofurô e massagem shantala.
A técnica de enfermagem Mirian Venâncio trabalha na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) e adorou participar do curso de higienização para recém-nascidos, pois trabalha no seu dia a dia cuidando dos pequenos pacientes.
“É excelente momentos assim, porque todos os dias vão atualizando os protocolos e nós temos saber as novas literaturas. Tudo que a gente aprende aqui, nós repassamos para as mães para auxiliá-las nos cuidados com seus bebês nos primeiros banhos, para que elas tenham segurança de fazer em casa quando estiverem sozinhas. Então, é um ganho coletivo”, avalia a profissional.