06/08/2017 às 10h03min - Atualizada em 06/08/2017 às 10h03min

O pioneiro do futebol na cidade do Gama.

Memorial Gamense
MEMORIAL GAMENSE- Seu Manoel, em sua banca de revista (2011) Vasco da Gama, matando saudades da pelota.
 O introdutor do futebol no Brasil foi Charles Müller, filho de um escocês e uma mãe brasileira de ascendência inglesa. Nasceu perto da estação ferroviária do Brás, bairro operário de São Paulo. Aos dez anos, foi estudar na Inglaterra e teve seu primeiro contato com o futebol. Atuou como jogador, árbitro e dirigente desde o princípio. Retornou ao Brasil em 1894 trazendo na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados.

A versão gamense de Charles Müller atende pelo nome de Manoel Laureano Neto, ou simplesmente Seu Manoel. Sua primeira residência no Distrito Federal foi na Cidade Livre em 1958, mas após saber da instalação de uma nova região administrativa resolveu arriscar.

No dia 18 de outubro de 1960, às 14h, Seu Manoel chegava à recém cidade criada do Gama, trazia consigo a mulher, 6 filhos, sonhos, esperança de dias melhores e sua ficha de inscrição da Federação Paraibana de Futebol.

 Seu Manoel (segundo agachado), jogando pelo Baipendi da Paraíba em 1958.

Vendo que a região dispunha de espaço, pediu para o  primeiro morador da cidade e funcionário da Administração do Gama (antiga subprefeitura) Agnelo Dias passar o trator em um pedaço de terra e fez dali o primeiro campinho da cidade do Gama, local onde hoje está localizado o Estádio Bezerrão, para que a equipe amadora “Vasco do Gama”, também de sua criação pudesse mandar seus jogos até 1963 quando o time se extinguiu.

 

Em 1960, Seu Manoel (terceiro agachado) cria e lidera sua equipe.

 

 

Após a desativação da equipe Vasco do Gama, o Brasiliense Futebol Clube, do Seu Adão, passou a mandar seus jogos no campinho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »