Se engana quem pensa que as obras do Drenar DF se resumem apenas à implementação de um novo e inédito sistema de captação de águas pluviais. Além dos processos de escavação, montagem e concretagem dos túneis por onde a água da chuva passará antes de chegar ao Lago Paranoá, também há serviços de paisagismo que tornarão o espaço próprio para o lazer e a contemplação dos brasilienses
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Ao redor da bacia de detenção, localizada às margens da via L4 Norte, está sendo construído o Parque Urbano Internacional da Paz, que contará com 5 mil m² de calçadas e uma praça com área verde embelezada por esculturas e 249 árvores e arbustos, entre espécies para sombreamento – como magnólias-do-brejo, aroeiras-vermelhas e copaíbas – e frutíferas, como aceroleira, pitangueira, amoreira, jabuticabeira e goiabeira.
O projeto duplicará a capacidade de escoamento da região sem modificar a rede existente, dando fim a enchentes recorrentes em todo o período de chuvas
O projeto urbanístico para a criação do ponto turístico em Brasília foi desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), seguindo normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os serviços de paisagismo também incluem a rampa que dá acesso à bacia do Drenar DF. Nesta semana, o declive começou a receber o plantio de grama. O material vai ajudar na preservação do espaço, que será monitorado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela manutenção do tanque.
“A etapa de paisagismo já está na fase final. Finalizamos a construção da praça com pedra portuguesa e a grama está sendo instalada nesta semana na rampa de acesso da bacia. Já o plantio das mais de 200 árvores será feito ainda em dezembro”, detalha o diretor-técnico da Terracap, Hamilton Lourenço.
Fim de alagamentos e enchentes
Com investimento na ordem de R$ 180 milhões, o Drenar DF foi dividido em cinco lotes e é executado pela Terracap. A rede de tubulação começa na altura da Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garrincha) e vai até o Lago Paranoá, seguindo em paralelo às quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando a W3 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte, e chega à L4 Norte.
O projeto duplicará a capacidade de escoamento da região sem modificar a rede existente, dando fim a enchentes recorrentes em todo o período de chuvas.
Concluída a primeira etapa do programa, que abrange as primeiras quadras da Asa Norte, a Terracap deve executar a segunda fase do projeto, que compreende as quadras 4 e 5 até as quadras 14 da Asa Norte. O material está em aprovação na Novacap e aguarda recursos. Um terceiro projeto está em estudo para atender as quadras de finais 15 e 16.