Donald Trump foi escolhido “Personalidade do Ano” pela revista Time nesta quinta-feira (12/12). O reconhecimento celebra figuras que, para o bem ou para o mal, influenciaram o mundo de forma significativa nos últimos 12 meses.
Esta não é a primeira vez que Trump aparece na capa da Time com o título de “Personalidade do Ano”. Em 2016, ele recebeu o mesmo título após vencer a eleição presidencial dos Estados Unidos. Desde então, ele se juntou ao grupo de 13 outros presidentes norte-americanos escolhidos pela publicação, incluindo o atual presidente dos EUA, Joe Biden, e o ex-presidente Barack Obama.
A lista de finalistas para a “Personalidade do Ano” de 2024 foi anunciada na última segunda-feira (9/12) durante o programa “The Today Show”, da NBC. Além de Trump, também figuravam entre os finalistas a vice-presidente Kamala Harris, Kate Middleton, o bilionário Elon Musk e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
O editor-chefe da Time, Sam Jacobs, afirmou no mesmo programa que Trump foi, “para o bem ou para o mal, quem teve a maior influência nas notícias em 2024”.
Conflito com a Time e relação polêmica com a imprensa
A opinião de Donald Trump sobre a lista da Time sempre foi marcada por polêmicas. Em 2013, ele criticou duramente a eleição da “Personalidade do Ano”, chamando-a de “uma piada e uma jogada de marketing de uma revista que, assim como a Newsweek, logo estará morta”. Dois anos depois, em 2015, Trump expressou insatisfação por não ter sido escolhido para a capa, que na ocasião ficou com a então chanceler alemã Angela Merkel.
No entanto, ao ser finalmente eleito “Personalidade do Ano” em 2016, Trump mudou de tom. “É uma grande honra. Significa muito, especialmente para mim, que cresci lendo a revista Time. E, você sabe, é uma revista muito importante”, afirmou na época.
Em 2024, Trump já apareceu na capa da Time em três ocasiões ao longo do ano.
Origem da tradição da “Personalidade do Ano”
A “Personalidade do Ano” é uma das edições mais icônicas da revista Time. A iniciativa, que hoje é uma tradição anual, surgiu por acaso. Durante a semana do Ano Novo de 1928, os editores da Time tiveram dificuldades para encontrar uma figura de destaque para ocupar a capa em um período mais lento no universo das notícias.
Como solução, os editores decidiram destacar uma pessoa que tivesse exercido forte influência no ano anterior. Desde então, a “Personalidade do Ano” se consolidou como uma das marcas registradas da publicação.