Elon Musk acaba de ganhar o melhor presente que poderia pedir – Foto: Joel Saget/AFP/Reprodução/ND
Elon Musk encerra 2024 com novos avanços em seus negócios e um salto significativo em sua startup de inteligência artificial, a xAI, que arrecadou US$ 6 bilhões em uma rodada de financiamento Série C. Enquanto se prepara para assumir um cargo no setor público, Musk reforça sua influência no Vale do Silício e no mercado global de tecnologia.
A captação histórica consolida a xAI como uma das startups mais promissoras do setor de inteligência artificial, atraindo o apoio de gigantes financeiros e tecnológicos. Entre os investidores estão empresas como Morgan Stanley, BlackRock e Fidelity Management & Research, além de renomadas firmas de capital de risco, como Andreessen Horowitz e Sequoia Capital.
Fabricantes de chips de IA, incluindo Nvidia e Advanced Micro Devices, também participaram da rodada, destacando o interesse estratégico da indústria em apoiar o crescimento da xAI. Um dos aportes mais significativos veio do conglomerado saudita Kingdom Holdings, que investiu US$ 400 milhões, sinalizando o crescente apetite do Oriente Médio por tecnologias emergentes.
Startup de Elon Musk A xAI, fundada com o objetivo de explorar e expandir os limites da inteligência artificial, está agora posicionada para acelerar sua expansão em 2025. “Estamos entusiasmados com o apoio de parceiros que compartilham nossa visão para o futuro da IA”, publicou Musk na plataforma X.
Embora esteja prestes a dividir sua atenção com o setor público, Musk continua a demonstrar sua capacidade de atrair confiança e recursos das maiores instituições globais.