A Equatorial Goiás informa que acompanha o trabalho das autoridades policiais do Estado e tem realizado ações constantes para combater o furto de energia, como o caso descoberto nesta quinta-feira (6), em Valparaíso de Goiás.
Durante a inspeção de rotina da companhia, acompanhada da Polícia Civil, fiscais identificaram irregularidades em uma obra de um condomínio residencial no Bairro Parque Marajó, em Valparaíso de Goiás. Técnicos verificaram que o local estava furtando energia de forma clandestina, com ligação direta na rede de energia, sem medição. A concessionária destaca que o crime vinha ocorrendo há pelo menos 5 meses, resultando em um gasto diário equivalente ao consumo de um chuveiro elétrico na posição inverno (quente). O proprietário e o engenheiro da obra foram presos em flagrante. O valor estimado do prejuízo ainda será calculado.
Furto de energia é crime
Além de ser um crime passível de reclusão e multa, o furto de energia – conhecido popularmente como “gato” – afeta diretamente a qualidade do fornecimento, sobrecarregando a rede elétrica e colocando em risco a segurança da população. Essa prática ilícita é especialmente perigosa para aqueles que manipulam a rede elétrica sem capacitação técnica e os devidos cuidados, aumentando o risco de acidentes graves.
Apenas em janeiro deste ano, foram realizadas 37 operações e 23 prisões, um aumento de quase de 150% no número de operações em comparação com janeiro de 2024, que registrou 15 ações e 7 prisões. Quando comparado a janeiro de 2023, que teve apenas 2 operações e 3 prisões, o crescimento é ainda mais evidente: 1.400% nas operações e de 533% nas prisões. Em todo o ano passado, a companhia executou 290 operações de fiscalização, resultando na prisão de 158 pessoas. Desde o início da concessão da Equatorial Goiás, foram realizadas 475 operações e 289 prisões. Esses números refletem o esforço coordenado entre a distribuidora e os órgãos de segurança pública.
As ligações irregulares não apenas comprometem o fornecimento de energia, mas também aumentam o risco de curtos-circuitos, prejudicando todos os consumidores, inclusive os que estão regulares. Esse tipo de prática compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia.
Como denunciar?
A Equatorial Goiás reforça a importância da participação da população no combate às fraudes e furtos de energia. Denúncias podem e devem ser realizadas de forma anônima por meio da Central de Atendimento – 0800 062 0196.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
*Com informação da assessoria de imprensa da Equatorial Goiás.