14/08/2017 às 07h30min - Atualizada em 14/08/2017 às 07h30min

Cidades Limpas executará limpeza de lotes e retirada de carcaças em Águas Claras

Força-tarefa estará na região administrativa entre 14 a 25 de agosto para resolver problemas apontados pelos moradores

Assessoria de Comunicação Social

 

O programa Cidades Limpas, coordenado pela Secretaria das Cidades, executará serviços de conservação, limpeza e revitalização em Águas Claras entre os dias 14 e 25 de agosto. O objetivo do Cidades Limpas é promover uma melhoria imediata do ambiente urbano a partir de demandas encaminhadas pelos moradores às administrações regionais. 

 

Nesta edição do Cidades Limpas (21ª), há duas ações prioritárias: a retirada de entulho e limpeza de terrenos vazios e o recolhimento de carcaças de automóveis abandonadas nas ruas da cidade. Os terrenos públicos que vêm sendo usados irregularmente para descarte de material de construção passarão por um mutirão de limpeza e ação de combate a vetores de doenças, como ratos, escorpiões e mosquitos. Os terrenos particulares, que não estão devidamente cercados e limpos, serão identificados para que seus proprietários recebam orientação quanto à necessidade de limpeza e cercamento, conforme prevê lei distrital. 

 

Em relação às carcaças de veículos, foram identificadas 132 em áreas públicas de Águas Claras, que já receberam as notificações para retirada e, caso os proprietários não cumpram a determinação, serão recolhidas para uma área cedida pela Polícia Civil.

 

Nesta edição, a força-tarefa do Cidades Limpas contará com o trabalho de 228 servidores ou funcionários de empresas com as quais o Governo de Brasília mantém contratos, que serão apoiados por 77 máquinas e equipamentos. A força-tarefa também executará ações de poda de árvores, tapa-buracos, instalação de quebra-molas, capina e roçagem, remoção de entulhos e recuperação de iluminação pública.

 

Além da Secretaria das Cidades e da Administração Regional de Águas Claras, estão envolvidos nesta ação a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Diretoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, a Subsecretaria de Defesa Civil e Proteção Social, a Polícia Civil e a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

 

Instrumento de governança – Durante o lançamento da operação na região administrativa, será assinado o decreto que institucionaliza o programa. O documento formaliza a criação do programa Cidades Limpas. O documento enumera as responsabilidades dos diferentes órgãos envolvidos na força-tarefa sob a coordenação da Secretaria das Cidades. A assinatura representa o reconhecimento do Cidades Limpas como uma ferramenta de governança do Governo de Brasília.  

 

Lançado em novembro do ano passado, o Cidades Limpas está em sua 21ª operação e já passou por 19 regiões administrativas: Gama, Itapoã, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Fercal, Sobradinho II, Vila Planalto, Guará, Sobradinho, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I, Santa Maria, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.

 

 

Serviço

 

O que: Lançamento da força-tarefa do Cidades Limpas em Águas Claras e assinatura do decreto que formaliza a criação do programa 

Quando: 14 de agosto (segunda-feira), às 8h30

Local: Na Rua 13 Sul, em frente ao Colégio Sigma

Mais informações: Érica Montenegro 99102 9570 e Adamo Araújo 98411 8512


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »