17/08/2017 às 07h46min - Atualizada em 17/08/2017 às 07h46min

'Criminômetro' em frente à sede do GDF mostra números da violência

Equipamento contabiliza crimes violentos no DF desde o início do governo Rollemberg, em 2015. Quantidade de ocorrências passou de 639 mil na tarde de terça

G1 DF

Um “criminômetro”, que contabiliza o número de crimes violentos – homicídio, latrocínio, roubo, estupro, sequestro – no Distrito Federal, foi colocado na Praça do Buriti na tarde de terça-feira (15). Na hora em que foi instalado, por volta de 14h, havia 639 mil ocorrências registradas no painel. O número é referente aos últimos dois anos e sete meses.

 

A ideia do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), que elaborou o equipamento, é divulgar os números desde 2015, quando o governador Rodrigo Rollemberg assumiu o GDF. O número é calculado com base nos boletins de ocorrência registrados nas delegacias do DF – mesmo método usado pela Secretaria de Segurança Pública para calcular estatísticas.

 

O equipamento tem cerca de três metros de altura e é itinerante. O criminômetro será levado para diversas regiões administrativas do DF. Segundo o presidente do sindicato, Rodrigo Franco, a proposta é alertar a população sobre o aumento na criminalidade durante o mandato de Rollemberg e “cobrar respostas do governo”.

 

“O problema [da falta de segurança] não é novo, mas agravou muito no governo atual”

Os policiais civis planejam uma assembleia para a tarde desta quarta-feira (16), onde farão o “lançamento oficial” do criminômetro. No ato, o sindicato disse que vai cobrar mais investimentos em segurança.

 

Ideia semelhante, um "tesourômetro" foi instalado por professores da Universidade de Brasília (UnB). O painel eletrônico atualiza, minuto a minuto, o valor dos cortes em ciência, tecnologia e educação. Conhecido como "Tesourômetro", o painel deve ficar até outubro na quadra 608 da Asa Sul, em Brasília.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »