Início da montagem das vigas pré-moldadas, que vão ajudar a acelerar os trabalhos no Viaduto do Noroeste, obra com investimento de R$ 30 milhões.
A construção do viaduto do Noroeste conta com um recurso especial para acelerar as obras: o uso de vigas pré-moldadas. Na área onde será o elevado, operários trabalham na escavação. Ao mesmo tempo, em um canteiro logo ao lado, as vigas são construídas para, depois, serem levadas prontas e instaladas no local em que ficarão.
O viaduto será uma opção de acesso ao Noroeste para quem trafega pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). As obras contam com um investimento estimado de R$ 30 milhões e, ao todo, devem gerar cerca de 300 empregos.
O engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) Geraldo Jacinto explica que, atualmente, os trabalhos estão divididos em três frentes. “Estamos fazendo o aterro para encabeçamento da fundação que a gente já fez; estamos ainda fazendo a parte de drenagem; e estamos fazendo a escavação para início da fundação dos blocos de pilar central do viaduto”, apontou.
“As vigas são feitas no canteiro central. Lá, elas são protendidas e, depois de protendidas, são lançadas nos vãos do viaduto. Por isso que a gente está fazendo essa fundação do pilar central, que é o que vai receber essas vigas que estão sendo construídas no canteiro central”, completou Jacinto.
Quando concluída, a obra vai beneficiar os quase 100 mil motoristas que trafegam pela região diariamente. “O Noroeste teve um crescimento muito grande. São diversas construções e já se pensa até em trabalhar em outros acessos, além desse pela Estação da Asa Norte. Houve um crescimento expressivo e era necessária essa melhoria no viário”, pontuou o engenheiro.
Um dos condutores que serão beneficiados é o motorista de aplicativo Arthur Matheus dos Santos. “Na hora de ir embora, é um trânsito danado. Acho que vai melhorar. É bom que não fica muito tempo parado, não vai perdendo tempo”, avaliou.
“Trafego todos os dias aqui pelo Noroeste, acho que vai ajudar muito a logística do transporte”, emendou o frentista Paulo Melo, que acrescentou: “Na entrada do Noroeste, tem muito engarrafamento no período da tarde e na saída pela manhã. Vai mudar muito”.
Durante a atual fase das obras, os motoristas precisam fazer um pequeno desvio tanto para acessar a Epia vindo do Noroeste quanto para acessar o Noroeste vindo da Epia. Todas as alterações estão devidamente sinalizadas.