A China adotará tarifas de 84% sobre mercadorias norte-americanas a partir de quinta-feira (10). A medida é uma resposta a sobretaxa de 104% aos produtos da China anunciada pelo presidente Donald Trump na terça-feira (8/4).
"A taxa de tarifas alfandegárias adicionais será elevada de 34% para 84% a partir desta quinta-feira às 12h01 (1h01 de Brasília)", afirmou o Ministério do Comércio chinês, em comunicado.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, disse que a China vai continuar adotando medidas firmes e contundentes para salvaguardaros "direitos e interesses legítimos" do país.
Segundo o Ministério do Comércio chinês, as chamadas "tarifas recíprocas" impostas pelos Estados Unidos à China são "completamente infundadas e constituem um exemplo típico de intimidação unilateral".
"As contramedidas da China, já implementadas, são plenamente justificadas, pois visam defender a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento da China, preservando, ao mesmo tempo, a ordem normal do comércio internacional", disse a pasta.