O Estatuto do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF), serviço social autônomo que, a partir de 2018, vai gerir o Hospital de Base, foi registrado nesta sexta-feira (18). O Estatuto estabelece as diretrizes de funcionamento, a organização dos órgãos de direção do instituto e as competências que estarão relacionadas a ele e à Secretaria de Saúde no contrato de gestão que será assinado.
A criação do serviço social autônomo Instituto Hospital de Base foi autorizada pela Lei nº 5.899/2017, aprovada pela Câmara Legislativa no dia 21 de junho e sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg no dia 3 de julho.
Modelo de gestão do Hospital Sarah Kubitschek, o serviço social autônomo dará ao Base ferramentas mais ágeis e modernas para a contratação de novos servidores e serviços para a aquisição de medicamentos e para a compra e manutenção de equipamentos. Mantendo o seu atendimento 100% público e gratuito e submetido à mesma fiscalização dos órgãos de controle como o Ministério Público e o Tribunal de Contas. Os servidores públicos que hoje atuam no Base, caso queiram, permanecerão no hospital mantendo todos os seus direitos.
O Estatuto estabelece quais serão os objetivos do IHBDF, como se dará a sua atuação e como será a composição do seu Conselho de Administração e da Diretoria Administrativa. Detalha também quais serão as competências do instituto e da Secretaria de Saúde no contrato de gestão que será firmado para a gestão do hospital.
Com o registro do Estatuto, o cronograma de instalação do Instituto Hospital de Base segue sem atrasos. Os nomes que comporão o Conselho de Administração do hospital já foram escolhidos. O próximo passo agora será a aprovação do Regimento Interno do IHBDF, que deve acontecer num prazo máximo de 90 dias.