Uma mulher investigada por atuar como transportadora de drogas entre Rio de Janeiro e São Paulo para o Comando Vermelho (CV) foi presa nesta sexta-feira (11), enquanto participava do velório do companheiro em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio. A prisão foi efetuada por policiais da 50ª DP (Itaguaí).
De acordo com a Polícia Civil, o homem que estava sendo velado era integrante da facção e morreu em confronto com agentes na comunidade do Sem Terra, também em Itaguaí, na quinta-feira. A prisão da mulher faz parte da Operação Contenção, que tem como foco frear a expansão territorial do CV na Zona Oeste da capital fluminense.
Segundo as investigações, a suspeita é considerada uma pessoa de confiança dos líderes do tráfico e vinha desempenhando um papel logístico fundamental para a facção, transportando drogas entre os dois estados. A ação desta sexta-feira foi resultado de um trabalho conjunto de inteligência entre a 50ª DP e a Polícia Civil de São Paulo.
Essa não é a primeira vez que a mulher é presa por envolvimento com o tráfico interestadual. Em 2022, ela foi detida levando 9 quilos de drogas de São Paulo para o Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio. Já em 2023, foi flagrada transportando mais de duas mil cápsulas de cocaína em direção ao estado paulista.
A Operação Contenção mira a desarticulação da estrutura financeira, logística e operacional do Comando Vermelho. Até o momento, a ofensiva já resultou no bloqueio de bens e valores que somam cerca de R$ 5 milhões.