Pirenópolis realizou, nesta Sexta-Feira Santa (18), a encenação da Paixão de Cristo. A Via Sacra começou às 8h, na Igreja Santa Bárbara, e percorreu toda a cidade até a Praça da Matriz. “Reviver a Via Sacra é atualizar em nossos corações como o amor de Deus por nós é incomensurável”, afirma o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, padre Augusto Gonçalves.
Segundo o religioso, a “Via Sacra é o caminho que Nosso Senhor Jesus Cristo percorreu para dar a vida por cada pessoa humana. A Via Sacra é um caminho de amor, doação, entrega, morte, mas que nos aponta para a ressurreição. Jesus leva uma pesada Cruz até o Monte Calvário para imolar-se, como um manso Cordeiro, que veio para tirar os pecados do mundo”.
Organizada pelas paróquias Nossa Senhora do Rosário e Santa Bárbara, a Via Sacra percorreu ladeiras e becos do Centro Histórico. O grupo responsável pelo espetáculo atua há 19 anos durante a Semana Santa. Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Gomes, “o que vimos nesta manhã foi a força viva da fé pirenopolina. A Via Sacra tocou a alma de todos que acompanharam. É uma expressão que une religiosidade, cultura e pertencimento, e que orgulha nossa cidade”.
A voluntária e coordenadora da Via Sacra, que participa desde o início da tradição, disse que foi um momento de muita emoção. “Eu me sinto honrada em participar e fiquei extremamente emocionada. No meio da nossa jornada de 19 anos, infelizmente, há 12 anos, perdemos um grande amigo, o Gilbson. E hoje, quando sua filha Ana, de 13 anos, participou e cantou, para mim, foi o momento mais lindo de todos. Emocionou a todos”, narrou.
Não há informações do público estimado.
Ainda nesta Sexta-Feira, Pirenópolis realiza a Adoração da Santa Cruz, às 15h, e a Procissão do Enterro do Senhor, às 19h. No sábado de Aleluia, às 8h ocorre o Ofício das Almas e às 20h, a Solene Vigília Pascal, logo após a Procissão de Ressurreição. Por fim, no Domingo de Páscoa, às 12h, tem Tocata da Banda Phoenix.