Pela primeira vez, Anápolis integra oficialmente o Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day), maior festival colaborativo de inovação do mundo, realizado simultaneamente em mais de 100 cidades. A programação é diversa e contará com 30 atividades gratuitas espalhadas por centros culturais, universidades e espaços públicos, entre os dias 21 e 23 de abril.
Com o tema "A Criatividade que Transforma", os participantes terão à disposição oficinas, debates, apresentações artísticas e vivências com especialistas em áreas como economia criativa, sustentabilidade, saúde mental e cultura ancestral. Entre os destaques estão palestras no Radisson Hotel, atividades no
IFG e UniEvangélica, além de shows com a Orquestra de Violeiros de Anápolis, Flávio Robbie Trio e Vinícius & Venâncio.
Apesar de gratuito, para garantir a presença no festival é necessário fazer uma inscrição prévia no site oficial, o que também irá possibilitar um certificado de participação. "É um marco para a cidade. Queremos mostrar que a criatividade é uma ferramenta de transformação social", afirma Danilo Costa, idealizador do evento.
Com atividades descentralizadas, um dos objetivos do festival é democratizar o acesso ao conhecimento e fortalecer Anápolis no cenário da inovação global. "A cidade inteira está convidada a viver essa experiência", conclui Costa. As inscrições e programação completa estão disponíveis no site: worldcreativityday.com/world/activities.
Confira os destaques da programação
21/04 – Santosha
• Oficina para a primeira infância com Letícia Gottardi
• Jogo de Memórias sobre o patrimônio cultural local com Andreza Rigo
• Danças circulares com a Cia Corá
22/04 – Radisson Hotel
• Palestras com Décio Coutinho, Eduardo Rosário, Clayton Assunção, Matula Cênica e outros
• Debate sobre Economia Criativa, Inteligência Artificial e Teatro
22/04 – Simultaneamente no IFG, Teatro Municipal e UniEvangélica
• Saúde mental, juventudes, leitura, inclusão, ancestralidade, empreendedorismo e música
23/04 – Radisson e espaços culturais
• Projeto Narrativas Pretas, arquitetura popular, sustentabilidade e cultura do Cerrado
• Encerramento com exposições artísticas e música ao vivo no Teatro Municipal