Rússia diz para EUA ficarem fora de conflito entre Israel e Irã; Trump responde

Vice-ministro afirmou que a ajuda militar norte-americana poderia gerar uma "desestabilização" na região

19/06/2025 08h55 - Atualizado há 6 horas
Rússia diz para EUA ficarem fora de conflito entre Israel e Irã; Trump responde
Fumaça sobe ao longe de uma refinaria de petróleo após um ataque israelense à capital iraniana, Teerã, no Irã - (crédito: ATTA KENARE/AFP)

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse, nesta quarta-feira (18/6) que está em contato com os Estados Unidos sobre o conflito entre Irã e Israel. À agência de notícias local Interfax, Sergei afirmou que a ajuda militar norte-americana poderia gerar uma "desestabilização" do Oriente Médio.

Além disso, o presidente russo, Vladimir Putin, citou que Moscou continua disposto a atuar como mediador no confronto e frisou sobre "a necessidade de um cessar-fogo o mais rápido possível das operações militares e de ativar os esforços político-diplomáticos para resolver os desacordos sobre o programa nuclear iraniano".

Outra autoridade do ministério das Relações Exteriores da Rússia, a porta-voz Maria Zakharova, foi questionada também sobre o conflito. De acordo com ela, "o mundo está a poucos milímetros de uma catástrofe", em especial pelas ameaças nucleares e participação de outros países.

Em resposta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que Putin deve encerrar a guerra na Ucrânia antes de querer ser mediador de um conflito. "Ele se ofereceu para mediar, eu disse 'faça-me um favor, faça a sua própria mediação. Vamos mediar a Rússia primeiro, ok?'", afirmou Trump na Casa Branca, nesta quarta-feira (18/6).

Trump também deixou em aberto a questão de se os Estados Unidos entrarão no conflito entre Israel e Irã. "Talvez eu faça, talvez, não. Quer dizer, ninguém sabe o que vou fazer", disse o republicano.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »